Translate

domingo, 20 de outubro de 2019

29º Domingo do Tempo Comum- Ano C: REZAR SEMPRE!

+ Dom Sérgio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
A Palavra de Deus nos leva, hoje,  a refletir sobre a oração em nossa vida. O Evangelho proclamado ressalta a necessidade da perseverança na oração. No início, São Lucas explica que “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir” (Lc 18,1). A viúva que recorre ao juiz, com insistência, clamando por justiça, torna-se modelo da perseverança na oração para os discípulos de Cristo. Além disso, destaca-se a resposta de Deus, que ouve a prece perseverante dos “que dia e noite gritam por ele” (Lc 18,7). A parábola se conclui com uma interrogação de Jesus que nos faz pensar na importância da fé para a oração: “O Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8). A oração brota do coração e dos lábios de quem crê em Deus e, por isso, nele confia e espera.
O livro do Êxodo apresenta o exemplo de constância na oração deixado por Moisés. Ele intercede pelo povo que passava por grande dificuldade a caminho da nova terra. As suas mãos levantadas em oração eram condição para alcançarem a vitória. “Enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia” (Ex 17,11). Quando ele não conseguia mais conservar as mãos erguidas, foram ajudá-lo. Quando necessário, nós também devemos ajudar os irmãos a perseverarem na oração e na vida cristã.
A verdadeira oração é acompanhada da vivência da Palavra de Deus. A segunda Carta de São Paulo a Timóteo destaca a importância da Sagrada Escritura. Ela tem “o poder de comunicar a sabedoria”, sendo “útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,15-16). Por isso, a Palavra deve ser proclamada com insistência.
Neste espírito de oração confiante e perseverante, nós rezamos o Salmo 120, afirmando: “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra”.
Continuamos a viver o Mês Missionário Extraordinário, celebrando o Dia Mundial das Missões. Rezemos pelos missionários presentes no mundo inteiro, especialmente na Amazônia. Como sinal de comunhão e de apoio aos missionários, realiza-se hoje, em todo o mundo, a coleta para as Missões. Reze e participe da coleta missionária. Seja também missionário, na vida cotidiana. O tema deste Mês Missionário nos recorda que somos “batizados e enviados”. Unidos ao Papa Francisco, nós continuamos a acompanhar, com a nossa oração e o nosso testemunho de comunhão eclesial. o Sínodo Especial para a Amazônia, que entra na sua semana conclusiva.
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF