Translate

domingo, 1 de dezembro de 2019

I DOMINGO DO ADVENTO - ANO A: FICAI PREPARADOS!

+ Dom Sérgio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília
Estamos iniciando o Tempo do Advento que “possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (Normas sobre o Ano Litúrgico, n.39). A cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico, nos convida à penitência e à conversão, em vista do advento de Cristo. O modo como iremos celebrar e viver o Natal dependerá muito de como nos dispomos a viver este tempo litúrgico.
A Liturgia da Palavra motiva e orienta a nossa vivência do Advento. O Evangelho proclamado nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. Afirma Jesus: “Ficai atentos porque não sabeis em que dia virá o Senhor” (Mt 24,42), repetindo, logo a seguir, “Ficai preparados, porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá” (Mt 24,44). A atitude que ele espera de nós é a vigilância sobre a própria conduta e a prontidão para acolher o Senhor que vem, procurando cumprir fielmente sua Palavra.
A vigilância exige uma séria atitude de conversão. São Paulo, na Carta aos Romanos (Rm 13,11-14), nos alerta: “já era de despertar”, “a noite já vai adiantada, o dia vem chegando”.  É preciso deixar as “ações das trevas” para caminhar na luz da vida nova. O profeta Isaías convidava o povo a caminhar ao encontro do Senhor recorrendo também à imagem da luz, para anunciar um tempo de justiça e paz estabelecido por Deus. “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5) é a palavra que Deus dirige também a nós, através da Igreja, neste início de Advento.  Quem caminha para a casa do Senhor, quem a ele volta o coração, experimenta a alegria testemunhada pelo salmista, conforme rezamos hoje (Salmo 121).
Estamos vivenciando a Campanha para a Evangelização, em toda a Igreja no Brasil, motivando-nos a assumir com responsabilidade a missão evangelizadora da Igreja e a colaborar para a sua sustentação. Um gesto concreto, proposto a cada ano, é a Coleta para a Evangelização, realizada no 3º Domingo do Advento, como sinal de comunhão e partilha, para a manutenção da ação evangelizadora da Igreja. Neste Ano Jubilar da Arquidiocese de Brasília, nós somos chamados a renovar “o compromisso de caminhar unidos e de evangelizar a todos, com novo ardor missionário, no diversos espaços do Distrito Federal”. Ajude a sua comunidade a evangelizar, participando das atividades pastorais e dispondo-se a servir os irmãos.
Arquidiocese de Brasília / O Povo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF