Translate

domingo, 8 de março de 2020

Carta de São João Paulo II às Mulheres

Pintura à óleo da artista polonesa Izabela Delekta-Wicińska
Neste Dia Internacional da Mulher, parabenizamos a todas as mulheres, que são exemplos de força, garra e coragem. Que a exemplo de Maria Santíssima as mulheres de todo o mundo se conscientizem de seu papel grandioso para a humanidade: gerar vida nova e disseminar a ternura e a esperança de que em Deus teremos dias melhores.
Como uma singela homenagem, separamos  um pequeno trecho da Carta às Mulheres, escrita pelo Papa João Paulo II em 1995:
Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que te torna o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.
Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, ao serviço da comunhão e da vida.
Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar, e depois à inteira vida social, as riquezas da tua sensibilidade, da tua intuição, da tua generosidade e da tua constância.
Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada em todos os âmbitos da vida social, econômica, cultural, artística, política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento, a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do mistério, à edificação de estruturas econômicas e políticas mais ricas de humanidade.
Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a Mãe de Cristo, Verbo Encarnado, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta esponsal, que exprime maravilhosamente a comunhão que Ele quer estabelecer com a sua criatura.
Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.
Parabéns a todas as mulheres!!
– Para ler a carta de São João Paulo II na íntegra, clique aqui.

*A imagem é uma foto da pintura à óleo da artista polonesa Izabela Delekta-Wicińska, intitulada “Totus tuus”, que é o lema que São João Paulo II escolheu e que significa “Todo teu”.

Por Lilian da Paz
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF