Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Papa Francisco aos jovens: São João Paulo II lhes ensinará a cuidar de suas famílias


Vaticano, 19 Mai. 20 / 09:30 am (ACI).- Em 18 de maio, o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos jovens de Cracóvia, a arquidiocese polonesa liderada por São João Paulo II antes de ser eleito pontífice, para assegurar-lhes que o ensinamento do santo polonês “é um ponto de referência seguro para encontrar soluções concretas para as dificuldades e desafios que as famílias enfrentam em nossos dias”.
A videomensagem foi transmitida por ocasião das celebrações dos cem anos do nascimento de São João Paulo II, pontífice que liderou a Igreja entre outubro de 1978 e abril de 2005, e que foi conhecido por sua defesa da vida e da família. , sua contribuição para a queda do comunismo na Europa Oriental, sua difusão da devoção à Divina Misericórdia, a criação da Jornada Mundial da Juventude, o Encontro Mundial das Famílias, entre outras coisas.
A seguir, o texto completo da mensagem do Papa Francisco:
Queridos jovens,
Este ano festejamos os cem anos do nascimento de São João Paulo II. É uma bela oportunidade para eu me dirigir a vocês, jovens de Cracóvia, pensando em quanto ele amava os jovens e lembrando a minha presença entre vocês na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016.
São João Paulo II foi um extraordinário dom de Deus à Igreja e à Polônia, sua pátria. Sua peregrinação terrena, que começou em 18 de maio de 1920, em Wadowice, e terminou há 15 anos em Roma, foi marcada pela paixão pela vida e pelo fascínio pelo mistério de Deus, do mundo e do ser humano.
Lembro-me dele como um grande da misericórdia: penso na Encíclica Dives in Misericordia, na canonização de Santa Faustina e na instituição do Domingo da Divina Misericórdia. À luz do amor misericordioso de Deus ele compreendeu a especificidade e a beleza da vocação de mulheres e homens; compreendeu as necessidades das crianças, dos jovens e adultos, considerando também os condicionamentos culturais e sociais. Todo mundo podia experimentá-lo. Hoje você também pode experimentá-lo, conhecendo sua vida e seus ensinamentos, disponíveis para todos, inclusive graças à Internet.
Todos e cada um de vocês, queridos jovens, carrega a marca de sua família, com suas alegrias e tristezas. O amor e o cuidado da família são um traço característico de João Paulo II. O seu ensinamento é um ponto de referência seguro para encontrar soluções concretas para as dificuldades e desafios que as famílias enfrentam em nossos dias (cf. Mensagem na Convenção "João Paulo II, o Papa da Família", Roma, 30 de outubro de 2019).
Mas os problemas pessoais e familiares não são um obstáculo no caminho da santidade e da felicidade. Nem foram para o jovem Karol Wojtyła, que sofreu a perda de sua mãe, do irmão e do pai quando era garoto. Como estudante, viveu as atrocidades do nazismo, que lhe tirou muitos amigos. Depois da guerra, como sacerdote e bispo, teve que enfrentar o comunismo ateu.
As dificuldades, inclusive as mais duras, são uma prova de maturidade e fé; prova que só pode ser superada confiando no poder de Cristo morto e ressuscitado. João Paulo II lembrou isso a toda a Igreja desde a sua primeira Encíclica Redemptor hominis, onde diz: “O homem que quiser compreender-se a si mesmo profundamente […] deve, com a sua inquietude, incerteza e também com a sua fraqueza e pecaminosidade, com a sua vida e com a sua morte, aproximar-se de Cristo. Ele deve, por assim dizer, entrar n'Ele com tudo o que é em si mesmo" (n. 10).
Queridos jovens, é isso que desejo para cada um de vocês: entrar em Cristo com toda a sua vida. E espero que as celebrações do centenário do nascimento de São João Paulo II inspirem em vocês o desejo de caminhar corajosamente com Jesus, que é “o Senhor do risco”, é o Senhor do sempre “além” (...). Como em Pentecostes, o Senhor quer realizar um dos maiores milagres que podemos experimentar: fazer com que as tuas mãos, as minhas mãos, as nossas mãos se transformem em sinais de reconciliação, de comunhão, de criação. Ele quer as tuas mãos, jovens, quer as tuas mãos, para continuar construindo o mundo de hoje (Discurso da Vigília da JMJ, Cracóvia, 30 de julho de 2016).
Confio todos vocês à intercessão de São João Paulo II e os abençoo de todo o coração. E vocês, por favor, não se esqueçam de rezar por mim.
Obrigado!
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF