Translate

quarta-feira, 15 de julho de 2020

O martírio dos cristãos em Roma

UOL

Uma passagem do Papa Pio XII retirada da Mensagem de Rádio para o mundo na festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, 29 de junho de 1941.


Um trecho da Mensagem de Rádio ao mundo do Papa Pio XII na festa de São Pedro e Paulo
Em esta solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o seu pensamento e carinho dedicado, amados filhos da Igreja Católica Romana, voltas a Roma, com um verso triunfal: O Roma felix quae duorum Principum es consecrata glorioso otimista! «Ó feliz Roma, que foi consagrada pelo sangue glorioso desses dois príncipes!». Mas a felicidade de Roma, que é a felicidade do sangue e da fé, também é sua; porque a fé de Roma, selada aqui na margem direita e esquerda do Tibre com o sangue dos príncipes dos apóstolos, é a fé que foi proclamada a você, que é anunciada e será anunciada no universo mundial. Você se alegra com o pensamento e a saudação de Roma, porque sente em si o salto da romanidade universal de sua fé.

Por dezenove séculos, no sangue glorioso do primeiro Vigário de Cristo e do Doutor dos Gentios, a Roma dos Césares foi batizada Roma de Cristo, como um sinal eterno do principado indefectível da autoridade sagrada e do Magistério infalível da fé da Igreja; e nesse sangue foram escritas as primeiras páginas de uma nova e magnífica história das lutas e vitórias sagradas de Roma.

Você já se perguntou o que deveriam ter sido os sentimentos e medos do pequeno grupo de cristãos espalhados na grande cidade pagã, quando, depois de terem enterrado apressadamente os corpos dos dois grandes mártires, um ao pé do Vaticano e outro na Via Ostiense , a maioria se reuniu em seus quartos como escravos ou artesãos pobres, alguns em seus ricos lares, e se sentiram sozinhos e quase órfãos naquele desaparecimento dos dois principais apóstolos? Foi a fúria da tempestade pouco antes desencadeada na Igreja, decorrente da crueldade de Nero; diante de seus olhos ainda se erguia a horrível visão das tochas humanas fumando à noite nos jardins de cesarianas e dos corpos dilacerados e latejantes nos circos e nas ruas. Parecia então que a crueldade implacável havia triunfado, bater e derrubar as duas colunas, cuja mera presença apoiava a fé e a coragem do pequeno grupo de cristãos. Naquele por do sol de sangue, como seus corações sentiram o aperto da dor quando se viram sem o conforto e a companhia dessas duas vozes poderosas, abandonadas à ferocidade de um Nero e ao formidável braço da grandeza imperial romana!

Mas contra a força material e de ferro do tirano e de seus ministros, eles haviam recebido o espírito de força e amor, mais vigoroso do que tormentos e morte. E parecemos ver, na reunião seguinte, no meio da comunidade desolada, o velho Lino, aquele que primeiro foi chamado para substituir Peter que desapareceu, para levar em suas mãos trêmulas de emoção os lençóis que mantinham preciosamente o texto da carta. já enviado pelo apóstolo aos fiéis da Ásia Menor e relendo lentamente as frases de bênção, confiança e consolo: «Deus abençoado, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo sua grande misericórdia nos regenerou para uma esperança viva. através da ressurreição de Jesus Cristo [...] Então você exultará, se por um tempo agora é conveniente que vocês sejam afligidos por várias tentações ... Humilhem-se, portanto, sob a poderosa mão de Deus ... jogando toda a sua preocupação Nele, pois Ele cuida de você ... O Deus de toda a graça, que nos chamou para Sua glória eterna em Cristo Jesus, com um pouco de sofrimento, ele o aperfeiçoará, confortará e firmará. Para ele glória e império para todo o sempre! " (1Pt 1, 3,6; 5, 6-7. 10).

Revista 30Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF