Translate

domingo, 25 de outubro de 2020

"MEU SENHOR E MEU DEUS!"

Filhos da Paixão
    Para quem crê, Jesus não é apenas um personagem histórico com mensagens belas e inspiradoras. Ele é Filho de Deus, que foi morto e, ressurgindo, venceu a morte. Ele vive e está presente conosco. Não o vimos fisicamente, pois ele subiu para o Pai a fim de que pudesse estar próximo de todos nós para sempre. Embora não o vejamos, ele nos toca de tantos modos!
    Ele nos toca em sua palavra, que aquece os nossos corações com a verdade profunda sobre nós próprios. Ele nos alcança e nos convoca com sua voz e mãos em ação no mundo - a Igreja, seu Corpo Místico, chamada a ser sinal claro de seu amor e misericórdia para todos. Ele nos une e nos reune, fazendo-se presente nos pastores da Igreja, os bispos, com os prebíteros, seus colaboradores, chamados à especial vocação de, entre não poucas dificuldades e limites, ser presença do Bom Pastor para todos. Deslumbra-nos com sua presença santíssima na imensa catedral do cosmos! Ele nos encontra e nos interpela no pobre, no doente, no prisioneiro, na criança, em todos os que sofrem sede e fome de vida, dignidade e justiça. Presente está, como sinal máximo de amor, no pão e no vinho eucarísticos, para nos alimentar no caminho, mas também para nos lembrar de que a vida precisa ser tomada, partida e dada, como ele mesmo o fez.
    De muitos modos, o Senhor Ressuscitado nos alcança e nos chama. Dar-se conta de que ele está conosco é a experiência de maior segurança que se pode ter neste mundo. O que fazer quando encontramos Jesus Ressuscitado? Fazer como Tomé: contemplar as chagas do Senhor. O Ressuscitado é o Crucificado: o Senhor da Glória é o que, inocente, foi humilhado e morto por nõa, porque muito amou.Está aqui o único que pode ser Senhor: aquele que, sendo Deus, aniquilou-se, amando-nos até o fim. Que mais fazer diante do Ressuscitado? Deixar que ele também olhe minhas chagas, minhas dores, dificuldades, pecados e mágoas. A chaga de Tomé era a incredulidade, a falta de fé, de confiança. Qual a sua? Vale a pena deixar Jesus tocar amorosamente nossas chagas, resistências, temores.
    Permitir que Jesus acesse meu profundo é dizer "meu Senhor e meu Deus". Só Jesus é santo o suficiente para acessar o sacrário de meu coração. Ali, ele vai me ajudando a pôr em ordem o que se deslocou, a reencontrar verdade e sentido para viver. O momento mais bonito é quando, finalmente, eu o deixo ocupar o centro das decisões, o leme da minha vida, por entre os desafios que o amor descortinará diante de mim. Aí, sim, posso dizer: tu solus Sanctus, tu solus Dominus. Só tu és Santo, só tu és o Senhor.

Revista Ecoando
Nº 71, Set-Nov/2020 - Págs. 6 e 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF