Translate

domingo, 1 de novembro de 2020

Programação do dia de Finados (2/11) na Arquidiocese de Brasília

ArqBsB


Em virtude da pandemia do novo Coronavírus, excepcionalmente neste ano, a Arquidiocese de Brasília não celebrará missas nos cemitérios do DF no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro.

Com o abrandamento do governo do Distrito Federal referentes às normas de distanciamento social, Dom José Aparecido, Administrador Diocesano, sugeriu prudência pastoral evitando as missas nos cemitérios, ainda que apenas para transmissão por streaming ou pelas mídias sociais.

Atendendo às sugestões dadas pela santa Sé em comunhão com a pastoral da esperança, excepcionalmente neste ano, a celebração de finados será nas paroquias e capelas, seguindo os horários de missas dominicais para que todo o povo fiel possa rezar por seus entes queridos.

Na Catedral de Brasília, a missa será às 10h30, presidida por Dom José Aparecido. Em seguida, rezará o Ofício dos fiéis defuntos, da Liturgia das Horas, na Cripta da Catedral onde estão sepultados Dom José Newton de Almeida Batista e Dom Francisco de Paula. A celebração será transmitida pelas mídias sociais da Arquidiocese de Brasília.

Normas especiais sobre as indulgências plenárias para este ano

  1. A este propósito, quero lembrar que, para alcançar neste dia, a indulgência plenária a modo de sufrágio pelos fieis defuntos, além das condições habituais (Confissão sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Papa), é requerida a visita ao cemitério ou a uma igreja. Por especial concessão do Santo Padre, o Papa Francisco, “este ano, nas atuais contingências devidas à pandemia da “Covid-19”, as indulgências plenárias para os fieis defuntos serão prorrogadas para todo o mês de novembro, adequando as obras e condições, a fim de garantir a incolumidade dos fieis” (Decr. da Penitenciaria Apostólica, 22 de outubro de 2020). 9. Para diminuir o perigo de aglomeração nos cemitérios, é conveniente recomendar nos avisos das missas dos próximos domingos que os fiéis, no Dia de Finados prefiram a visita às nossas igrejas que, para tal, deverão estar abertas. Conforme as indicações dadas pela Santa Sé, as visitas aos cemitérios e às igrejas para obter indulgência plenária poderão ser feitas durante todo o mês de novembro. (Carta ao clero nº66/2020)

 

“O Dia de Finados deste ano ganha um especial significado pastoral e humano pelo enorme número de irmãos falecidos e de famílias enlutadas em todo o mundo e em nossa Arquidiocese. Muitos nem sequer puderam despedir-se daqueles familiares cuja vida foi ceifada pela COVID-19. Também a nossa família sacerdotal e diaconal sofreu o luto recentemente: alguns padres e diáconos foram acolhidos na casa do Pai para participar da Liturgia Celeste.” (Dom José Aparecido – Carta ao clero nº66/2020)

Arquidiocese de Brasília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF