Translate

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

AARÃO: SACERDOTE DO SENHOR (PARTE 1/2)

Aarão | Canção Nova
QUEM É AARÃO?

O Livro do Êxodo diz que Aarão é o irmão mais velho de Moisés, uma vez que “Moisés tinha oitenta anos e Aarão oitenta e três, quando falaram ao faraó” (Ex 7, 7). Ele surge na história do povo de Deus como colaborador privilegiado do irmão, pois Moisés tinha dificuldade para falar, como já vimos no texto que tratou de sua vocação. Assim, o próprio Senhor reconhece o dom de Aarão: Não existe teu irmão, o levita? Sei que ele tem facilidade para falar” (Ex 4, 14).

De fato, Aarão é o grande porta-voz de Moisés para o povo e para o faraó. O Senhor assim disse a Moisés: “Aarão falará ao povo em teu lugar, ele será tua boca e tu serás seu deus” (Ex 4, 16); e ainda completou: “Vê, eu te estabeleci como um deus para o faraó, e teu irmão Aarão será teu profeta. Dirás tudo o que eu te ordenar e teu irmão Aarão falará ao faraó, para que deixe partir de sua terra os filhos de Israel” (Ex 7, 1-2).

Além de bom orador, profeta e colaborador direto na libertação dos israelitas do Egito (cf. Ex 6, 26-27), Aarão também é constituído sacerdote. Disse o Senhor a Moisés: “Manda aproximar-se de ti, do meio dos filhos de Israel, teu irmão Aarão e seus filhos, para que exerçam meu sacerdócio (...). Para teu irmão Aarão farás vestes sagradas em sinal de glória e de majestade. E falarás a todos os sábios, que enchi com um espírito de sabedoria, dizendo-lhes que confeccionem as vestes de Aarão para que ele seja consagrado para exercer o meu sacerdócio” (Ex 28, 1-3).

Não podemos, todavia, deixar de mencionar a passagem do bezerro de ouro como um pecado de Israel, realizado por Aarão na ausência de Moisés. Ele se deixa levar pelo cansaço e infidelidade do povo e acaba fazendo um bezerro para adoração dos israelitas, inflamando a cólera de Deus e do próprio irmão (cf. Ex 32). Mais tarde, quando a Bíblia relata sua morte, afirma que Aarão não entrou na terra prometida por sua rebeldia (cf. Nm 20, 22-29).

Continua...

Revista EcoandoEd. Paulus nº 18  - Págs. 10 e 11.

Dezembro/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF