Translate

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Conheça a senadora que pode decidir a votação da legalização do aborto na Argentina

Senadora Laura Rodriguez Machado / Crédito: Humileta -
Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Buenos Aires, 29 dez. 20 / 09:00 am (ACI).- A senadora argentina, Laura Rodríguez Machado, tem recebido centenas de mensagens nas redes sociais para exortá-la a defender a vida do nascituro, já que seu voto, ainda indeciso, pode ser decisivo na aprovação ou rejeição do projeto de legalização do aborto que será debatido nesta terça-feira, 29 de dezembro.

Segundo a imprensa local, a votação dos senadores será muito apertada e equilibrada, e até o momento não há maioria necessária de 37 para aprovar ou rejeitar a lei. O número total de senadores é 72.

Em 2018, Rodríguez Machado votou a favor do aborto após propor modificações no projeto de lei da época. No entanto, ela pertence à Proposta Republicana (PRO), partido de centro-direita do ex-presidente Mauricio Macri, uma das principais forças políticas contrárias ao “kirchnerismo”, o que poderia determinar seu voto contra.

O kirchnerismo, de esquerda, está no poder atualmente com o presidente Alberto Fernández, promotor do projeto de legalização do aborto e que recebeu meia sanção, no dia 11 de dezembro, na Câmara dos Deputados.

No dia 24 de dezembro, a senadora Rodríguez escreveu uma saudação de Natal no Twitter, acompanhada de uma foto do jantar que estava preparando para receber a véspera de Natal: “Natal. Paz. Desejo-lhes o melhor. Feliz Natal”, disse.

Diante desse comentário, centenas de pessoas responderam à sua publicação para pedir-lhe que vote contra o projeto do aborto e também para lembrá-la de que o Natal celebra o nascimento de um filho nascituro, Jesus, e não a eliminação de vidas inocentes no ventre da mãe.

O pediatra e secretário de Saúde e Bem-Estar da Família do Município de San Miguel, Pablo de la Torre, disse-lhe: “Feliz Natal! Que aquela criança que nasceu em um estábulo, pobre e sem lar e que mudou a humanidade para sempre, renasça no seu coração e lhe dê a sabedoria para compreender que não podemos descartar ninguém”.

Outro usuário também lhe desejou um Feliz Natal e escreveu: “Que o Menino Jesus que ainda não nasceu, e que foi inesperado, lhe abençoe especialmente nesta noite e possa lhe ajudar a refletir sobre o seu voto de 29/12. Seu voto pode fazer a diferença para que todos os bebês possam nascer livremente no ventre materno".

“Feliz Natal, senadora! Que o Menino que nasceu, por quem celebramos o Natal, a ilumine para salvar a vida de milhares de crianças que ainda não nasceram, que serão eliminadas se a lei do aborto for aprovada. Não há Natal sem Jesus!”, comentou CitizenGO Argentina.

A usuária Fernanda Peso escreveu: “Laura, felicidades! Hoje celebramos um nascimento. Eu imploro que você vote pela vida. Será aplaudida. Somos mais. Somos a maioria. Não se deixe seduzir por um grupo. Nós confiamos em você. Que o Deus menino a ilumine”.

A discussão do projeto de lei do aborto começou na segunda-feira, 14 de dezembro, nas Comissões da Bancada da Mulher, de Justiça e Assuntos Criminais e de Saúde da Câmara Alta (Senado).

Os legisladores da Câmara Alta ouviram 56 conferencistas de diferentes especialidades a favor e contra o projeto durante três dias. Em seguida, o texto foi assinado digitalmente pelos membros das respectivas comissões.

Uma pesquisa realizada por Unidade Pró-vida, plataforma que reúne mais de cem organizações pela vida e pela família, indicou que dos 72 senadores, 35 são a favor das duas vidas, 33 votariam no aborto e haveria 3 senadores indecisos. Há um com licença.

Se houver empate na votação, a definição do projeto fica nas mãos da presidente do Senado e vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que em 2018 votou a favor da descriminalização do aborto.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF