Translate

sábado, 24 de abril de 2021

Capadócia: um passeio pelas paisagens da terra de São Jorge

VladyslaV Travel photo / Shutterstoc
Por Beatriz Camarco

Região ganha magnitude com as dezenas de balões coloridos que diariamente invadem seu céu carregando turistas de todas as partes do mundo.

Realizar a sonhada viagem para a Turquia é algo que, mesmo com a pandemia, permanece como uma meta para muitas pessoas. À espera de um momento seguro para seguir com os planos, os futuros viajantes seguem planejando os detalhes da jornada. Enquanto isso, podem se render a um passeio imaginário pelos céus da Capadócia, a terra de São Jorge.

Nessa fantástica tour guiada pela curiosidade – e as milhares de fotos existentes na internet –, o ponto de partida é o Parque Nacional de Göreme. Ele se situa na parte central do país, numa localidade cercada de vales tomados pelas “chaminés de fada”, formações cônicas que se formaram ao longo de séculos a partir das erupções de vulcões e da corrosão causada pelos rios.

Em outras palavras, essas características geológicas conferem à região um visual único. Dessa forma, a paisagem ganha magnitude quando dezenas de balões coloridos surgem em seu céu. Frequentemente eles invadem o cenário, transportando turistas de todas as partes do mundo.

Pois além de aventureiros que buscam emoção nas alturas, a Capadócia atrai aqueles que desejam visitar igrejas e mesquitas existentes desde o início da era cristã. Elas fazem parte do Museu a Céu Aberto de Göreme, patrimônio da humanidade pela Unesco.

Ele é formado pela maior concentração de capelas escavadas na rocha a partir do século IX. O museu reúne afrescos com cenas do Velho e do Novo Testamento, incluído cenas bíblicas dos séculos XI e XII e 12 criados em fundo de lápis-lazúli.

Terra de São Jorge

Nesse sentido, a Capadócia é um berço do cristianismo. A princípio, essa região da Turquia abrigou fiéis que fugiam dos romanos na Terra Santa. Isso se comprova no nome de Göreme, que significa “aqui você não pode me ver”. Contudo, foi numa das comunidades religiosas ali erguidas que, segundo estudiosos, nasceu São Jorge no século 2º d.C.

Também há registros de que São Basílio e São Gregório buscaram refúgio na Capadócia para se dedicaram às atividades monásticas. Aliás, tal movimento inspirou outros cristãos, pois a região testemunhou intensa atividade monástica entre os séculos V e XII. Devido a isso, há ali mais de cinquenta santuários que celebram a vida de Cristo.

Clique e confira:

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF