Translate

domingo, 30 de maio de 2021

Papa define perfil de um diplomata do Vaticano

Guadium Press
Homens de oração, abertos ao Evangelho, às novidades, radicados na tradição, prontos ao diálogo e ao confronto: assim deve ser o Diplomata do Vaticano.

Roma (28/05/2021, 15:31, Gaudium Press) No final da tarde de quinta-feira, 27/05, o Papa Francisco deixou o Vaticano para visitar a sede da Pontifícia Academia Eclesiástica (PAE) que se localiza no centro de Roma.

Era uma visita prometida desde há dois anos e que não pode ser realizada por causa da pandemia.

A Pontifícia Academia Eclesiástica (PAE) é uma instituição que já tem 320 anos e é ali que são formados os diplomatas do Vaticano. Dom Joseph Marino é o atual dirigente da PAE.

40 jovens sacerdotes de 25 nações ouviram o que o Papa queria dizer-lhes

Ao final da visita foi distribuído um comunicado afirma-se que o encontro foi “simples, intenso e familiar, caracterizado pela fraternidade e proximidade do Sucessor de Pedro com os jovens sacerdotes que se preparam para viver seu ministério a serviço da Igreja e do Santo Padre nas várias missões diplomáticas”.

Entre os temas abordados, estiveram tratou-se dos desafios atuais que a Igreja vive, a missionariedade, o caminho sinodal e o importante papel da diplomacia pontifícia bilateral e multilateral que foram ouvidos atentamente por 40 sacerdotes, provenientes de 25 nações, que mantiveram o currículo escolar não obstante a pandemia.

 Diplomata católico: homem da oração e do Evangelho, radicado na tradição

No encontro, o Papa Francisco teve oportunidade de definir algumas características que o bom diplomata católico deveria cultivar e exercitar no seu ministério: ser homens de oração, abertos à escuta do Evangelho, às novidades, mas – ao mesmo tempo –, radicados na tradição, prontos ao diálogo e ao confronto.

O Papa ainda comentou algumas novidades instituídas no atual Pontificado.

Francisco falou do ano a mais que foi acrescentado na formação do diplomata do Vaticano que servirá para enriquecer a bagagem pessoal, humana, cultural e linguística do futuro diplomata.

Francisco tomou uma refeição na Academia e, logo depois, regressou ao Vaticano, saudando antes as religiosas da Comunidade apostólica de Maria Sempre Virgem, que trabalham na casa. (JSG)

(Foto Vatican Media)

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF