Translate

quarta-feira, 2 de junho de 2021

A ARQUITETURA NO CAMINHO NEOCATECUMENAL

Domus Galilaeae - Israel | neocatechumenaleiter

A ARQUITETURA NO CAMINHO NEOCATECUMENAL

Ao longo da história, a Igreja percebeu sempre este vínculo entre beleza e evangelização, e a Igreja foi a maior comitente de beleza. Tudo reflete a beleza de Cristo e a beleza da comunidade e da comunhão fraterna. A evangelização dos povos eslavos se deu em grande parte através da beleza da liturgia, dos ícones e do cantos. Somente nestes últimos anos, também dentro da Igreja parece prevalecer uma visão funcional que reduz os lugares onde a comunidade vive e se reúne a simples salas de reunião.

No entanto, justamente hoje, mais que nunca, é necessário e urgente que as estruturas da Igreja se renovem. A resposta à aldeia global, à grande cidade, à monocultura, é uma paróquia que se converta em “aldeia celeste”: um modelo social mais humano capaz de abrir espaços para a nova civilização de amor, uma assembleia eucarística que favoreça a participação ativa dos fiéis, uma realidade de comunidade de comunidades com um “catecumenium” composto de salas litúrgicas belas para as celebrações em pequenas comunidades.

Nos cinco continentes pode-se encontrar obras desenhadas por Kiko dentro da nova estética: os Seminários Redeptoris Mater, novas paróquias, “catecumenium”, salões para as celebrações das comunidades, etc.

Por Kiko Arguello

https://neocatechumenaleiter.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF