Translate

quarta-feira, 23 de junho de 2021

A humildade segundo os santos e doutores

Guadium Press
O que é humildade? Como se obtém?

Redação (22/06/2021 10:55Gaudium Press) A humildade é a base das virtudes, ou seja, sem verdadeira humildade não se pode praticar nenhuma virtude, pois a pessoa que não é humilde rejeita a graça de Deus. Sem ela não se pode praticar a caridade, que é o verdadeiro amor a Deus e ao próximo. Por ser essencial, deve-se  sempre suplicar para obtê-la.

A base de todos os vícios é o orgulho que é o contrário da humildade.

Mas o que é humildade? Como se adquire?

Eis algumas considerações de santos e doutores que podem nos ajudar:

“Humildade é a verdade, e a verdade é que não temos nada de bom que não tenhamos recebido de Deus” (Santa Teresa).

“Humildade é o conhecimento claro de quem somos, sem remover ou adicionar nada” (Bálsamo).

“Para chegar ao conhecimento da verdade, há muitos caminhos: o primeiro é a humildade, o segundo é a humildade, e o terceiro é a humildade” (Santo Agostinho).

“Quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo, e perante Deus acharás misericórdia, porque só a Deus pertence a onipotência, e é pelos humildes que Ele é verdadeiramente honrado” (Eclo 3, 18-20).

“A verdadeira humildade consiste em se persuadir e se convencer de que sem Deus somos insignificantes e desprezíveis; e em aceitar que nos tratem como tal” (Santo Inácio de Loyola).

“A alma para vencer o poder do demônio precisa da oração, e não poderá entender seus enganos sem mortificação e humildade” (São João da Cruz).

“Humildade é algo muito estranho. No momento em que pensamos tê-la, já a perdemos” (Santo Agostinho).

“Humildade é estar convencido de que não se é nada por conta própria; não desprezar ninguém, e atribuir suas qualidades a um dom de Deus.” (Pischetta)

“A humildade é o hábito de pensar em si mesmo em comparação com o quão perfeito é Deus, e em comparação com a perfeição a qual Ele nos destinou e que não conseguimos alcançar.”

“A humildade é a virtude sobrenatural, que através do conhecimento exato de nós mesmos, nos inclina a nos estimar precisamente no que valemos, e a aceitar as humilhações e desprezos” (Tanquerey).

Tudo vem de Deus

“O humilde se considera como um mendigo diante do Poderosíssimo e generoso Deus. Quer tratar Deus como Deus, dono e Criador de tudo. Ele se considera indigno dos grandes benefícios que Nosso Senhor lhe faz e se admira de que Deus se incline com tanta bondade diante de uma criatura tão indigna e miserável” (Baudemón).

“A base suprema da humildade cristã é o reconhecimento de que o que somos e possuímos nos vem de Deus e que a Ele Lhe devemos” (Nacar).

Humildade não é fugir das grandes empresas: “O humilde foge de um defeito que lhe faz muito mal e que consiste em, por pequenez de ânimo, fugir das grandes obras, por julgá-las falsamente superiores à sua força. Ora, o humilde por si sabe que não é nada, mas ao mesmo tempo reconhece que com a ajuda de Deus pode fazer grandes obras” (Pischetta).

“Humildade é a etiqueta que exige o cerimonial para as audiências com Deus” (Padre Alfonso Milagro).

“O Espírito Santo exige daquele que deseja receber suas luzes e inspirações que seja humilde, ou seja, que reconheça que por si só não pode fazer nada, que tudo recebe de Deus” (Padre Luis Bonilla).

“Quando vejas em ti algo de bom, atribua a Deus, não a ti mesmo.” (São Bento).

“Deus prefere a humildade e odeia e abomina o orgulho, porque o orgulho é a mentira” (Pe Luis Bonilla).

Um dia comecei a pensar sobre qual seria o último posto que pode haver no mundo. E descobri que o último posto está aos pés do traidor Judas. E eu queria me colocar lá, mas não consegui, porque ali estava Jesus Cristo ajoelhado, lavando-lhe os pés. Desde então, meu apreço pela humildade cresceu (São Francisco de Borja).

Texto extraído de Humildade, Pe. Salesman.


Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF