Translate

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Turquia quer transformar todas as antigas igrejas cristãs em mesquitas

Guadium Press
Onde quer chegar o presidente da Turquia Erdogan com a sua política?

Redação (16/06/2021 12:22Gaudium Press) Mesmo que neguem, parece que a Turquia está em vias de converter todas as antigas igrejas cristãs em mesquitas.

Além do caso midiático da Basílica de Hagia Sophia, há casos não tão comentados, mas muito reais, como o do museu antigamente conhecido como Mosteiro de Chora, que abrigava a famosa igreja do Santíssimo Salvador, e que hoje é usada para o culto muçulmano, denominada Mesquita Kariye.

A história deste mosteiro é semelhante à de Hagia Sophia (Santa Sophia): construída em 534, foi convertida em uma mesquita em 1511, durante o domínio otomano de Constantinopla. Depois foi convertida em um museu em 1945 pela autoridade civil e agora é novamente um lugar de culto islâmico. Isso só pode ser qualificado como a islamização da Turquia.

Outros exemplos

Outro exemplo: no início da década de 2010, museus localizados dentro dos muros das antigas igrejas bizantinas de Trabzon e Iznik também foram transformados em mesquitas pelas autoridades turcas. Em seguida, em 2017, foram confiscados os bens pertencentes à igreja siríaca.

Alguns opinam que essa onda de islamização é favorecida pela fraca resposta internacional à conversão da Basílica de Hagia Sophia em mesquita, o que encorajou os pró-islâmicos, que agora encontram no partido do governo uma completa consonância.

O caminho tomado pela islamização de Hagia Sophia e do Mosteiro de Chora, com sucesso para os islamitas, provavelmente será seguido com outras antigas ex-igrejas. Esse processo fará mais pressão sobre a minoria cristã, que provavelmente começará a pensar cada vez mais na migração, sob pena de perder a fé.

E a pergunta permanece: o Presidente Erdogan quer reviver o Império Otomano?

Com informações de Cristiani Today

https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF