Translate

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Angola. CPLP realiza cimeira em Luanda no dia em que celebra 25 anos de existência

CPLP - Emblema da CPLP,
Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Desde sábado (17 de julho) que Angola preside, de forma rotativa, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa altura em que a Organização comemora 25 anos de existência. Um dos desafios da presidência, confirmam fontes locais, é a efetivação da mobilidade entre os países membros.

Anastácio Sasembele – Luanda, Angola

Em plena pandemia da Covid-19, Angola assumiu a presidência rotativa da CPLP com o desejo de ver destacado o pilar económico e dar continuidade aos esforços conjuntos para tornar realidade a livre circulação de cidadãos e de bens na Comunidade.

“Somos uma força política e cultural a considerar, podemos ser também uma força económica relevante se trabalharmos para isso. No âmbito da busca de mecanismos de financiamento, deixamos aqui o desafio de se começar a pensar na pertinência e viabilidade, ainda que remota, da criação de um Banco de Investimentos da CPLP”, afirmou João Lourenço no discurso de encerramento da cimeira da comunidade lusófona.

O Presidente angolano ao falar sobre o acordo da mobilidade assinado nesta cimeira disse ser “decisiva para uma maior aproximação entre os nossos povos, para a cooperação económica, para o enriquecimento da língua portuguesa e para um maior intercâmbio cultural e turístico.  Isso permitirá que milhões de cidadãos dos nossos Países beneficiem de forma concreta dos ganhos e vantagens da pertença a uma Comunidade que se expande por Países de quatro Continentes, com formas próprias de vida e de expressão cultural e artística”, considerou.

Para António Costa, primeiro-ministro português presente na cimeira, o acordo de mobilidade vai proporcionar de uma vez por todas, criar um verdadeiro pilar de cidadania no quadro da CPLP, permitindo facilitar a circulação entre todos os Estados-membros, assim como o reconhecimento das formações académicas entre outras facilidades.

E o novo Secretário Executivo da CPLP, o timorense Zacarias Albano da Costa, disse que o seu mandato de dois anos será, o de assegurar que toda a atuação da Comunidade seja guiada pelo objetivo de criar impactos positivos, concretos e duradouros na vida dos cidadãos da CPLP.

A CPLP realizou a sua Cimeira, em Luanda no dia em que celebrou 25 anos de existência, e elegeu por dois anos o Chefe de Estado angolano João Lourenço como presidente da organização.  

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF