Translate

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

3 segredos do Vaticano nem tão “secretos” assim

© CPP/CIRIC
Por Daniel R. Esparza

Existem várias histórias relacionadas aos mitos papais e "segredos" vaticanos que são fáceis de desmontar e refutar.

É muito difícil estabelecer de onde veio a palavra “Vaticano”. Claro, é o nome de uma das sete colinas de Roma, todas localizadas na margem leste do rio Tibre. No entanto, existem várias crenças diferentes sobre a origem do nome do Colle Vaticano – literalmente, a “Colina do Vaticano”.

Já no século I, o proeminente retórico e filósofo romano Marco Terencio Varrón afirmava que a palavra derivava de uma divindade local que – acreditava-se – dava às crianças a capacidade de falar.

Santo Agostinho menciona essa divindade três vezes em seu livro “A Cidade de Deus”, e faz referência explícita a essa crença romana.

No entanto, a palavra é mais provavelmente derivada do nome de um antigo assentamento etrusco, possivelmente chamado Vatica ou Vaticum . Mas nenhum vestígio deste lugar foi descoberto.

O Vaticano nem sempre foi a residência do Papa. Na verdade, até meados do século XIX, a maioria dos papas vivia no palácio de Latrão, do outro lado da cidade.

Mas este fato histórico não impediu a imaginação popular de atribuir ao Vaticano todos os tipos de histórias relacionadas aos mitos papais e “segredos”, muitos dos quais são fáceis de desmontar e refutar. Aqui estão três pequenos exemplos.

1. Arquivo “Secreto” do Vaticano

Antoine Mekary | ALETEIA
A aura de “mistério” que cobre o  Archivum Secretum Apostolicum Vaticanum – que é o seu nome oficial completo – deve se a um erro de tradução do latim origina. Secretum significa simplesmente “separado”, como se fosse “para uso privativo”.

De fato, o Arquivo “Secreto” Vaticano é uma coleção de documentos pessoais, especialmente cartas particulares, crônicas e registros históricos de papas.

Em qualquer caso, isso não torna necessariamente os Arquivos do Vaticano um lugar enfadonho. Alguns pesquisadores podem considerá-lo seu próprio Jardim do Éden particular.

Em suas estantes, por exemplo, encontramos a bula papal que excomungou Martinho Lutero e, ao lado, um pergaminho completo com os registros dos julgamentos contra os Templários.

Além disso, tem as cartas de Michelangelo ao Papa Júlio II, os autos do julgamento contra Galileu e até uma carta do Papa Clemente XII ao 7.º Dalai Lama, solicitando proteção para os frades franciscanos no Tibete.

2. A “passagem secreta”

© Public domain
Há um corredor incorporado à única muralha medieval remanescente em Roma. Ele conecta o Palácio Apostólico Vaticano com o Castelo de Sant’Ângelo.

A “última rota de fuga dos Papas” é uma passagem subterrânea do século 13 e capturou a imaginação de muitos escritores.

A visita de Dan Brown a este local deu-lhe a ideia de escrever seu romance best-seller Anjos e Demônios, uma fantástica obra de ficção que retrata o Vaticano como um cenário para todos os tipos de conspirações.

Brown diz que a passagem tem cerca de 400 metros de comprimento e chega à biblioteca particular do Papa. No entanto, a verdade é que tem o dobro do comprimento. Termina perto da residência papal, acima da atual sede dos correios do Vaticano.

Embora muitos gostem de pensar nesta passagem como um lugar para “divagações”, o corredor só entrou em cena durante algumas emergências.

Por exemplo, Alexandre VI usou-o em 1494 para se refugiar no Castelo de Sant’Ângelo quando as tropas francesas do rei Carlos VIII invadiram Roma.

Também foi usado em 6 de maio de 1527, quando as facções protestantes de Carlos V saquearam a Cidade Eterna.

3. A Biblioteca Vaticana

Michal Osmenda | CC BYSA 2.0
A Biblioteca Apostólica Vaticana foi oficialmente estabelecida em 1475, embora seja muito mais antiga.

Os historiadores explicam que a biblioteca tem suas origens nos primeiros dias do Cristianismo.

De fato, alguns manuscritos dos primeiros séculos do Cristianismo são (naturalmente) preservados no local.

Estabelecida no palácio de Latrão até o final do século 13, cresceu exponencialmente durante o papado de Bonifácio VIII, que possuía uma das maiores coleções de manuscritos ilustrados da Europa.

No entanto, em 1451 o Papa Nicolau V, um famoso bibliófilo, tentou restabelecer Roma como um centro acadêmico de importância global, para o qual ele construiu uma biblioteca relativamente modesta de mais de 1.200 volumes, incluindo sua coleção pessoal de grego e clássicos romanos.

Hoje, entre os tesouros da Biblioteca Vaticana, existem cerca de 75.000 códices e 85.000 incunábulos (ou seja, edições feitas entre a invenção da imprensa e o século 16) que somam um total de mais de um milhão de livros.

Enfim, longe de serem secretos, todos esses tesouros estão na Internet. Você pode pesquisar a biblioteca e baixar seus arquivos simplesmente clicando aqui.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF