Translate

sábado, 4 de setembro de 2021

Fr. Mamerto Esquiú será beatificado neste sábado em Catamarca, Argentina

Mamerto Esquiú, da Ordem dos Frades Menores,
bispo de Córdoba (Argentina) 

Frei Mamerto Esquiú se distinguiu em dois aspectos principais que caracterizam a espiritualidade franciscana: no primeiro, porque foi um protagonista ativo da restauração da vida comunitária dos franciscanos de seu tempo; na minoridade, porque quando a fama o fez correr o risco de ficar 'confortável' na sociedade de seu tempo, fugiu e preferiu uma vida de oração, estudo e missão em Tarija, na Bolívia, por cinco anos.

Isabella Piro – Vatican News

Um homem que "sabia como responder aos desafios de seu tempo". Com estas palavras o ministro da Província franciscana da Assunção da Bem-aventurada Virgem do Rio da Prata, na Argentina, Fr. Emilio Andrada, define a principal característica de seu confrade, Fr. Mamerto Esquiú (1826- 1883), que será beatificado neste sábado, 4 de setembro. A cerimônia terá lugar na esplanada da Igreja de “San José de Piedra Blanca”, em Catamarca.

“A fraternidade e minoridade são traços distintivos da espiritualidade franciscana - explica o ministro provincial -. Frei Mamerto Esquiú se distinguiu em ambos os aspectos: no primeiro, porque foi um protagonista ativo da restauração da vida comunitária dos franciscanos de seu tempo; na minoridade, porque quando a fama o fez correr o risco de ficar 'confortável' na sociedade de seu tempo, fugiu e preferiu uma vida de oração, estudo e missão em Tarija, na Bolívia, por cinco anos”.

Ao mesmo tempo, acrescenta frei Emilio, Fr. Mamerto sabia enfrentar os desafios de sua época e não tinha o temor de "dizer aos dirigentes do país o que era mais apropriado fazer", em um período histórico em que a Argentina havia conquistado recentemente sua independência.

“Foi obediente à Ordem e filho fiel da Igreja”, continua o ministro provincial, falando de alguns pormenores da beatificação: “Na nossa igreja de 'San Francisco de Catamarca', onde será abençoado um altar em honra a Fra 'Esquiú, também será colocada uma relíquia formada por uma partícula de seu coração."

Trata-se de um fragmento particularmente precioso, porque a relíquia inteira do coração foi roubada e nunca mais encontrada. Aquilo que resta, portanto, é somente esta pequena partícula. Por fim, Frei Andrada reitera desde já o compromisso da Ordem Franciscana de trabalhar pela canonização do falecido confrade, que foi "um de nós e nos mostrou um caminho válido para alcançar a santidade".

Nascido em 11 de maio de 1826 em San José de Piedra Blanca, Mamerto de la Ascensión Esquiú recebeu a fé e a devoção a São Francisco de Assis desde os 5 anos, graças aos ensinamentos maternos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores e em 31 de maio de 1836 iniciou os estudos e o noviciado no convento franciscano de Catamarca. Em 1842 emitiu a profissão solene na Ordem, sendo ordenado sacerdote em 18 de outubro de 1848.

Após uma breve experiência no mundo da escola, trabalhou no âmbito da concórdia social e da unidade do povo argentino nos difíceis anos da guerra que, em pleno ano de 1800, levou à formação do país moderno. É famoso seu sermão proferido durante a celebração do "Juramento da Constituição" em 9 de julho de 1853, centrado na oração pela união de todo o povo argentino, que o presidente Justo José de Urquizalodò mandou imprimir e distribuir em todo o país.

Em seu ministério, o religioso se destacou por sua doutrina e autoridade, propondo a santidade como coração da vida sacerdotal e do compromisso cristão. Fundamento de sua extraordinária atividade pastoral é a intensa vida de oração e união com Cristo.

Nomeado bispo de Córdoba em 1880, faleceu em 10 de janeiro de 1883, provado pelo desgaste e fadiga. Foi declarado Venerável em 2006, enquanto em 19 de junho de 2020 o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o decreto sobre um milagre atribuído à sua intercessão, dando assim o nulla osta para sua futura beatificação. O milagre ocorreu na Diocese de Tucumán, Argentina, em 2016, em uma menina com grave osteomielite do fêmur.

E será o arcebispo emérito de Tucumán, cardeal Luis Héctor Villalba, a presidir a cerimônia de beatificação. Para o domingo, estão previstas duas Missas de Ação de Graças: a primeira na Basílica de Catamarca, presidida pelo bispo local, Dom Luis Urbanc, enquanto a segunda será na Catedral de Córdoba.

A recordar que no dia 10 de janeiro a Diocese de Catamarca inaugurou um ano especial dedicado a frei Mamerto. A data foi escolhida para comemorar o 138º aniversário da morte do religioso.

Fonte: Vatican News Service - IP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF