Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Hungria mostra cruz feita com relíquias de 34 santos e beatos

Guadium Press
Com mais de três metros de altura, a ‘Cruz Missionária’ possui relíquias de 34 santos e beatos além de um pedaço da própria Santa Cruz de Cristo.

Redação (08/09/2021 17:11, Gaudium Press) Por ocasião do 52ª edição do Congresso Eucarístico Internacional, a Basílica de Esztergom, localizada na cidade húngara de Budapeste, recebeu uma Cruz contendo relíquias de 34 santos e beatos além de um pedaço da Santa Cruz de Cristo.

Possuindo mais de três metros de altura, a ‘Cruz Missionária’ foi feita pelo artesão Csaba Ozsvári em 2007. Com revestimentos de bronze, ela conta com ornamentos florais recordando “os temas utilizados pelos ourives da época da conquista da Pátria Húngara”.

Relíquia da Santa Cruz, de Santos e Beatos

No centro da cruz há uma caixa de prata na qual está a relíquia da santa cruz e as relíquias de diferentes santos húngaros ou de origem húngara. São eles: Santo Adalberto, São Gerardo, São Emerico da Hungria, Santo Estêvão I rei da Hungria, São Ladislau I da Hungria, Santa Margarida, Santa Isabel da Hungria, São Tomás Becket, Santa Edwiges I da Polônia, Santo André Zorard, São Bento de Zobor, São Martinho e Santa Gisela da Baviera.

A Cruz também contém as relíquias dos seguintes Beatos: Ladislao Batthyány-Strattmann, Guillermo Apor, Teodor Romzha, Zoltán Meszlényi, János Brenner, Pablo Pedro Gojdič, Basilio Hopko, János Scheffler, Carlos de Habsburgo, Anton Durcovici, papa Inocêncio XI, das beatas Anna Kolesárová, Sára Salkaházi, e das mártires da Drina e dos mártires de Kassa.

Guadium Press

Programação do Congresso Eucarístico Internacional

A abertura do Congresso Eucarístico Internacional foi realizada na Praça dos Heróis através de uma Missa Solene, que contou com o acompanhamento de um coral de mil vozes. Entre os dias 6 a 10 de setembro, as celebrações eucarísticas, catequeses, exposições e outros eventos culturais ocorrem em ‘Hungexpo in Pest’.

O Arcebispo de Esztergom-Budapeste, Cardeal Péter Erdo, celebrará uma Santa Missa no dia 11 de setembro, na Praça Kossuth. Em seguida será realizada uma procissão luminosa até a Praça dos Heróis. Local onde, no dia 12 de setembro, será realizada a Missa conclusiva presidida pelo Papa Francisco. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF