Translate

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O convite do Movimento Laudato Si para o Tempo da Criação

Criança indígena brinca nas águas da região amazônica | Vatican News

A celebração ecumênica tem início neste 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e se concluirá no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis. O tema deste ano é “Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus".

Vatican News

Movimento Laudato Si divulgou o seguinte comunicado em vista das celebrações para o Tempo da Criação:

O Papa Francisco exorta os católicos a se unirem ao Tempo da criação em uma declaração conjunta histórica. O recente relatório da ONU deixa claro que uma ação urgente é necessária agora, e todos os cristãos podem viver sua fé defendendo nossa Casa Comum antes da COP26. Recursos gratuitos e maneiras de celebrar este tempo estão disponíveis em tempodacriação.org

Semanas antes de os líderes mundiais se reunirem na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, o Papa Francisco exortou nesta quarta-feira todos os católicos a trabalharem por nossa casa comum durante o Tempo da Criação.

Em seu Angelus dominical, Sua Santidade advertiu que "o clamor da Terra e o clamor dos pobres são cada vez mais graves e alarmantes". E continuou exortando todos os católicos a tomarem “ações decisivas e urgentes para transformar esta crise em uma oportunidade”.

O recente relatório climático das Nações Unidas deixa claro que a crise climática já está afetando os membros da criação de Deus e que está acabando o tempo para a humanidade para evitar os piores efeitos da crise ecológica e a emergência climática.

Além disso, no vídeo do Papa para o mês de setembro, divulgado nesta quarta-feira, o Papa Francisco pede a todos que questionemos nosso modo de vida e nos encaminhemos "para estilos de vida mais simples e ecologicamente corretos".

https://youtu.be/3CdYN5dqUXE

O primeiro passo nesse caminho é participar do Tempo da Criação, a celebração anual de oração e ação pela nossa casa comum. Visto que os cristãos representam mais de 25% da população mundial, eles realmente têm o potencial de mudar suas comunidades e o mundo para melhor nas próximas cinco semanas.

A celebração ecumênica começa hoje, 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs.

Um encontro ecumênico mundial de oração abriu oficialmente a temporada nesta quarta-feira, às 13h00. A reunião incluiu orações da tradição de cristãos nativos e convidou os participantes a explorar mais profundamente o tema do Tempo da Criação deste ano, "Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus", baseado no Salmo 24, 1. O momento de oração foi transmitido ao vivo nos canais YouTube e Facebook do Tempo da Criação.

Os católicos são incentivados a usar o Guia da celebração do Tempo da Criação, que é gratuito, e a mostrar à família cristã mundial como eles atuam registrando seus eventos em seasonofcreation.org

Com o início da COP26 no próximo mês, agora é também um momento crucial para que os católicos advoguem pelos mais pequenos, assinando a petição "Planeta saudável, pessoas saudáveis", que diz aos líderes mundiais como eles devem cuidar da criação de Deus.

Dom Bruno-Marie Duffé, secretário do Dicastério do Vaticano para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, convidou os católicos a assinar e promover a petição. “Este Tempo de Criação será também um momento crítico para os católicos levantarem a voz dos mais vulneráveis ​​e advogar em seu nome, escreveu Duffé.

Os recursos gratuitos disponíveis em tempodacriação.org ajudarão os católicos a coletar assinaturas e organizar eventos para assinar a petição, tanto on-line quanto pessoalmente. Mais informações também poderão ser encontradas no mesmo site.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF