Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Pesquisa revela que mais da metade dos franceses não acredita em Deus

Guadium Press
Ao responderem a pergunta ‘Você acredita em Deus?’, 51% dos franceses responderam negativamente.

França – Paris (29/09/2021 15:32, Gaudium Press) A Associação de Jornalistas de Informação sobre Religião, realizou uma pesquisa na França para medir o tamanho da religiosidade presente na população do país.

O resultado revelou que pouco mais da metade dos franceses não acredita mais em Deus e que a religião é muito mais presente nos meios rurais do que nas cidades. Ao responderem a pergunta ‘Você acredita em Deus?’, 51% dos franceses responderam negativamente.

Considerável aumento no números de ateus na França

Comparando com o resultado das pesquisas realizadas no país nos anos de 2004 e 2011, quando apenas 44% afirmaram não acreditar em Deus, é possível notar um aumento considerável de ateus no país. No ano de 1947, 66% dos franceses garantiram crer em Deus.

Também se constatou que, para a maioria da população francesa, a pandemia de Covid-19 não interferiu na prática religiosa e nem sequer a aproximou da religião. Apenas 9% dos entrevistados asseguraram que a crise sanitária os fez se aproximar de alguma religião.

Guadium Press

Cada vez se fala menos sobre temas religiosos em família

Outra informação importante é a de que as famílias francesas falam cada vez menos sobre religião entre si. Somente 38% disse conversar em família sobre temas religiosos, uma queda brusca em comparação com o ano de 2009, quando o resultado foi de 58%.

Além disso, houve uma redução no número de pessoas que afirmam acreditar que as religiões “podem contribuir para transmitir valores positivos para os jovens”. E 79% respondeu que o incêndio da Catedral de Notre-Dame de Paris em 2019 não lhes despertou nenhum sentimento religioso.

Queda no número de católicos

A queda no número de católicos começou a partir dos anos 80. Para se ter uma ideia, em 1981, 70% da população se declarava católica , já agora em 2021, apenas 32% se identifica com o catolicismo.

Mais de mil pessoas responderam o questionário da pesquisa, que foi aplicado através da internet entre 24 e 25 de agosto de 2021. A faixa etária dos entrevistados é de 18 anos ou mais. O resultado da pesquisa foi divulgado neste mês de setembro. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF