Translate

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Você sabia que João Paulo II queria ser frade carmelita?

Public Domain
Por Philip Kosloski

Quando ainda era seminarista, Karol Wojtyla pediu permissão para se transferir para um mosteiro carmelita, querendo seguir os caminhos de São João da Cruz.

São João Paulo II teve um caminho muito interessante no sacerdócio diocesano. Ele não apenas começou seus estudos secretamente durante a ocupação nazista da Polônia, mas também se sentiu chamado a seguir um caminho diferente, como frade carmelita.

Antes de começar a estudar o sacerdócio, João Paulo II foi apresentado aos escritos de São João da Cruz pelo amigo e mentor Jan Tyranowski. Isso abriu um novo mundo para João Paulo II, que aprendeu espanhol para ler os escritos de São João da Cruz na língua original.

João Paulo II mergulhou nos escritos do santo carmelita, escrevendo artigos teológicos que examinavam essas obras.

O chamado à vida carmelita

Tudo isso culminou em 1945, quando um grande amigo seu, o frade Leonard Kowalowka se tornou Mestre de Noviços em um mosteiro carmelita local. Na época, João Paulo II estava chegando ao fim de seus estudos para se tornar sacerdote diocesano e, para fazer a transferência, precisava da aprovação de seu bispo.

Sentindo-se chamado à vida carmelita, João Paulo II enviou uma carta ao cardeal Sapieha, pedindo sua permissão.

No entanto, João Paulo II se frustrou quando Sapieha disse a ele para “terminar o que começou“. Sapieha recusou o pedido de João Paulo II.

Depois da recusa

João Paulo II seria ordenado sacerdote diocesano em 1946, tornando-se, mais tarde, bispo, cardeal e papa.

O que teria acontecido se João Paulo II tivesse se tornado um frade carmelita?

Ninguém sabe a resposta a essa pergunta. Mas ela nos lembra que quando uma porta se fecha, outra se abre. Deus tinha outros planos para João Paulo II que não eram evidentes na época. Felizmente, ele perseverou em seus estudos e, embora possa ter sentido o desapontamento da rejeição, mais tarde colheu os frutos de seguir a vontade de Deus.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF