Translate

sábado, 27 de novembro de 2021

Ano Novo litúrgico, como será?

Crédito: SlidePlayer

Ano Novo litúrgico

Ao chegar ao final do ano, as pessoas já começam a se preparar para as chamadas, festas da virada. Essas celebrações acontecem do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro. É, de fato, importante para o cristão, render graças a Deus pelo ano que está findando, como também, entregar nas mãos do Senhor, o ano novo que se inicia, tendo em vista a vontade que deve partir do coração dos fiéis de fazer tudo para Ele, Nele e com Ele, pois tudo é de Deus (cf. Rm 11, 36)

A vida da Igreja também é regida por um calendário que ajuda os fiéis a vivenciarem o itinerário dos mistérios salvíficos de Cristo. O Ano Novo Litúrgico se inicia com as Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento e termina com o sábado da 34ª (ou 33ª) Semana do Tempo Comum, após a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

Imagem: Pai Eterno

E, a cada ano, a Igreja sabiamente coloca um dos três Evangelhos Sinóticos para serem refletidos durante os Domingos e grandes Celebrações. Para celebrar o Mistério de Cristo presente na Palavra que é proclamada, dividiu as celebrações dominicais ao longo de três anos litúrgicos, chamados de: Ano A, Ano B e Ano C. o Ano A é reservado para São Mateus, o Ano B para São Marcos e o Ano C para São Lucas. Já o Evangelho de São João é inserido em todos os anos e está reservado, sobretudo, para as grandes festas e solenidades.

Neste I Domingo do Advento do Ano C, então, começaremos a refletir sobre o Evangelho de São Lucas. Um Evangelho que tem como grande temática a misericórdia de Deus, também a presença dos relatos mais pormenorizados da infância de Jesus, e uma presença marcante do Espírito Santo em diversas passagens.

Para acompanhar a Liturgia Diária não faltam meios. Hoje a facilidade da internet, dos smartphones e, até mesmo de publicações impressas sistematizadas facilitam a vida do católico que deseja degustar diariamente a Palavra de Deus. Com uma pesquisa com o título “Liturgia Diária”, dezenas de sites, aplicativos e publicações vão aparecer. É só escolher a que mais te ajuda a crescer espiritualmente e adentrar nas páginas da Escritura Sagrada lendo-a junto com a Igreja. Além disso, muitos comentários do Evangelho podem ser obtidos para aqueles – todos nós – que precisam de uma mãozinha para entender o que está escrito. Um deles, e esse a gente recomenda vivamente

Acompanhar a Liturgia da Igreja, diariamente, nos faz vivenciar a espiritualidade de sair no nosso tempo (chronos) para entrar no tempo de Deus (Kairós), que é o tempo da graça e da salvação.

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF