Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Em um dia 29 de novembro como hoje teve início o conclave mais longo da história

Imagem ilustrativa / Capela Sistina pronta para um Conclave.
Crédito: Vatican Media
Por Martha Calderón

REDAÇÃO CENTRAL, 29 nov. 21 / 06:00 am (ACI).- Em 29 de novembro de 1268, teve início o conclave mais longo da história que terminou em 1º de setembro de 1271, quando Gregório X foi eleito após 34 meses.

A história deste conclave tem a ver com o seu nome, que vem dos termos latinos "cum" (com) e "clavis" (chave), palavra que foi utilizada desde o século XIII, depois que a Sé de Pedro ficou vacante por quase três anos, e o governador de Viterbo decidiu trancar os cardeais com chave.

Como narra a Enciclopédia Católica, “os cardeais reunidos em Viterbo estavam divididos em dois campos, os franceses e os italianos. Nenhum dos dois podia conseguir os dois terços da maioria dos votos nem queriam ceder aos outros para eleger um candidato ao papado”.

Foi no verão europeu de 1270 que foram trancados no palácio episcopal, inclusive, tiveram o fornecimento de comida cortado.

“Por fim, chegou-se a um compromisso, devido aos grandes esforços dos reis da Sicília e da França. O Sacro Colégio, que consistia então em 15 cardeais, escolheu seis deles para entrarem em acordo e emitirem um voto final. Os seis delegados se reuniram em 1º de setembro de 1271 e uniram os votos elegendo Teobaldo Visconti, arquidiácono de Liège, que não era cardeal, nem sequer sacerdote”.

Gregório X, nascido em Piacenza, “esteve um tempo a serviço do cardeal Jacobo de Palestrina, foi nomeado arquidiácono de Liège e acompanhou o cardeal Ottoboni em uma missão na Inglaterra e, no momento de sua eleição, estava em Ptolemaida (Acre) com o príncipe Eduardo da Inglaterra, em peregrinação à Terra Santa”.

Recebeu o chamado dos cardeais para retornar imediatamente, iniciou sua viagem de volta em 19 de novembro de 1271 e chegou a Viterbo em 12 de fevereiro de 1271. Aceitou a dignidade e adotou o nome de Gregório X.

Ao contrário deste conclave, houve o de 1503 que durou apenas algumas horas, no qual Júlio II foi eleito sucessor de Pedro.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF