Translate

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Publicado o programa da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México | Vatican News

A Assembleia reunirá mais de mil participantes de todo o continente e se realizará de forma mista, em presença e virtual, respeitando os protocolos de saúde estabelecidos para a pandemia da Covid-19. No México, cerca de 80 membros participarão presencialmente, enquanto todos os outros poderão vivenciar este evento histórico através das plataformas digitais. Serão promovidas atividades nas redes sociais da Assembleia eclesial e do Celam, às quais poderão participar todos aqueles que o desejarem.

Vatican News

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) publicou o programa geral da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, a ser realizada de 21 a 28 de novembro em Cidade do México.

A Assembleia reunirá mais de mil participantes de todo o continente e se realizará de forma mista, em presença e virtual, respeitando os protocolos de saúde estabelecidos para a pandemia da Covid-19.

Um evento histórico

No México, cerca de 80 membros participarão presencialmente, enquanto todos os outros poderão vivenciar este evento histórico através das plataformas digitais.

Segundo informa a nota do Celam recebida pela Fides - agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos -, serão promovidas atividades nas redes sociais da Assembleia eclesial e do Celam, às quais poderão participar todos aqueles que o desejarem, tais como orações, celebrações, conversas com especialistas da Igreja local.

Também foi montada uma sala de imprensa virtual para as mídias do continente e do mundo para que elas possam acessar materiais, agendar entrevistas e participar das coletivas de imprensa.

Programação

No domingo, 21 de novembro, às 11 horas (hora local), será celebrada a missa de inauguração na Basílica de Nossa Senhora Guadalupe, presidida pelo Presidente do Celam, da Conferência Episcopal peruana e arcebispo de Trujillo, dom Miguel Cabrejos Vidarte, OFM.

Na segunda-feira, dia 22, se terá o ato inaugural, com saudações e várias mensagens (do Prefeito da Congregação para os Bispos, da Conferência Episcopal Mexicana, do Santo Padre) e a primeira conferência, que terá como tema "A centralidade de Jesus Cristo e de sua Palavra em nossa ação pastoral".

Na terça-feira 23, a segunda conferência terá como tema "A conversão pastoral integral e os quatro sonhos proféticos" e a terceira, na quarta-feira, dia 24, terá como tema "A Igreja em saída missionária".

Da Assembleia eclesial ao Sínodo sobre a Sinodalidade

Na quinta-feira, dia 25, o evento principal será o painel intitulado "Da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe rumo ao Sínodo sobre a Sinodalidade". Na sexta-feira, dia 26, a quarta conferência será sobre o tema "A sinodalidade do Povo de Deus: testemunhas".

Cada dia incluirá atividades de grupo, testemunhos, debates sobre o tema e momentos de oração. No sábado, 27 de novembro, estão previstas as conclusões, os trabalhos finais da Assembleia e uma mensagem para o Povo de Deus.

A missa de encerramento, presidida pelo Enviado do Santo Padre, terá lugar no domingo 28 de novembro, seguida da Consagração a Nossa Senhora de Guadalupe.

(com Fides)

Fonte: https://www.vaticannews.va/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF