Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Venezuela: Pontifícias Obras Missionárias distribuem mais de 76.000 pratos de comida diariamente

Cortesia Fray Nelson Sandoval

Terminou o mês de outubro, mês missionário, mas na Venezuela é fundamental continuar levando a mensagem de Jesus Cristo e entregar os mais de 76 mil pratos de comida diariamente nas diversas áreas de missão.

Talvez você não esteja atualizado, mas as contribuições financeiras que você fez durante a  sessão de domingo 2021 serão usadas para comprar alimentos, remédios e livros de estudo para muitos territórios missionários que existem na Venezuela.

“ Não podemos parar de falar sobre o que vimos e ouvimos ”, foi o lema escolhido pelo Papa Francisco para identificar o Dia Mundial das Missões , Domund 2021. Embora o dia oficial tenha sido celebrado em 24 de outubro, em muitos lugares da Venezuela durou até domingo, 31 do “mês missionário”. Ainda mais, como forma permanente de colaboração com esses lugares, mais carentes e vulneráveis.

Mas o objetivo não é apenas levar a mensagem de fé destinada à salvação espiritual das pessoas. É também fomentar a proximidade e a solidariedade através de ações concretas com os mais esquecidos, onde o Evangelho de Jesus é levado.

Ricardo Elías Guillén Dávila sabe da importância do caminho porque viveu os primeiros anos de sacerdócio (1998-2003) como pároco na Missão Lichinga, Moçambique. Ele foi o primeiro sacerdote  Fidei donum  venezuelano em terras africanas.

Depois de uma intensa experiência ligada à missão da Igreja, desde 3 de abril de 2020, foi nomeado diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (OMP) Venezuela . Esse papel “de grande responsabilidade” deve ser cumprido até o ano 2025.

Cortesia OMP Venezuela

Milhares de pratos todos os dias

Em conversa com Aleteia , o Padre Guillén refere em termos positivos os objetivos do Domund. Um detalhe que se destaca é a ação pastoral da OMP no país sul-americano. “Ele apóia 20 refeitórios populares com os quais mais de 4.630 pessoas se beneficiam e 76.640 pratos de comida são servidos diariamente ” , disse Guillén.

Por isso, considera a jornada importante, pois conscientiza sobre as contribuições destinadas às missões. “ A obra missionária precisa do incentivo dos recursos humanos ” , afirma o Pe. Guillén Dávila. Este sacerdote também dirige o departamento de missões indígenas e afro-venezuelanos da Conferência Episcopal da Venezuela.

Cortesia OMP Venezuela

Trabalho em territórios de missão

“ Embora a missão seja realizada por Jesus por meio de cada batizado, o anúncio é da responsabilidade de cada missionário ” , disse Guillén Dávila, na sede do CEV.

Ele explica que o trabalho missionário no mundo é sustentado graças à coleta nacional que ocorre a cada ano no Dia Mundial das Missões. É distribuído pelas PMS às diferentes ações missionárias presentes em cada país.

“ Por meio do Domund, a Igreja atrai recursos que são direcionados ao desenvolvimento de projetos pastorais, sociais e educacionais que contribuam para atender às necessidades dos mais necessitados, por meio do trabalho dos missionários ”, comentou.

Com os recursos obtidos, constroem-se templos, formam-se catequistas, sustentam-se dioceses e comunidades religiosas; mas hospitais, lares de idosos, orfanatos e cozinhas populares também são mantidos em todo o mundo.

Nos territórios de missão, a Igreja apoia quase 27.000 instituições sociais que representam 24% das da Igreja universal. Também mais de 119.000 instituições de ensino, que representam 54,86% do total que a Igreja atende no mundo.

Na conversa, ele repete os números que são o orgulho das Pontifícias Obras Missionárias na Venezuela:

“ São apoiadas 20 cozinhas de sopa com as quais mais de 4.630 pessoas se beneficiam e 76.640 pratos de comida são servidos diariamente ”.

Cortesia OMP Venezuela

Missão no mundo

Explica que as contribuições e donativos fornecidos pelos fiéis no Dia Mundial das Missões são recolhidos e distribuídos pelas delegações diocesanas e nacionais das POM. Mas as colaborações de maneira particular ou institucional podem ser feitas ao longo do ano, porque a evangelização é uma tarefa permanente.

«Todos os anos, os directores nacionais das POM realizam um encontro com a Congregação para a Evangelização dos Povos, no qual se determina a distribuição dos rendimentos com base nos projectos missionários», acrescenta.

Cortesia OMP Venezuela

“Os donativos destinam-se às tarefas das missões, como a educação, a saúde, a transmissão da fé e a melhoria das condições de vida das pessoas servidas pelos missionários no mundo, que vivem na sua maioria em condições de pobreza” , ele conclui. 

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF