Translate

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

ESPIRITUALIDADE: Amor sem limites (Parte 9/19)

Capa: Fragmentos de um ícone de meados de
século XVII atribuído a Emanuel Lombardos.

Um Monge da Igreja do Oriente

AMOR SEM LIMITES

Tradução para o português:
Pe. André Sperandio

Ecclesia

18. Violento anúncio

O amor sem limites força as portas. É possível que eu houvesse esperado por uma espécie de coexistência pacífica com Deus. Talvez eu me tivesse acreditado mais ou menos "em ordem" com o que é da alma e me sentisse mais ou menos tranquilo. Talvez eu imaginasse um "entardecer" da vida sereno e feliz.

E eis que todas as previsões vêm abaixo por um anúncio divino. Deus me pede algo que eu não esperava, em absoluto. É como o anúncio de um filho não desejado.

Atender a esta exigência, tomar esta decisão que custa tanto..., por quê? Tudo parecia ir tão bem!

É preciso ainda incertezas, novas ansiedades? Reviver as vicissitudes do primeiro chamado, já tão distante? Devo, novamente, deixar o país habitual sem saber para onde Deus irá me conduzir?

Essas coisas, não as tenho dito a Deus, mas pensado nelas. Certamente, eu não disse "não" ao Senhor, mas eu lhe dei uma resposta que equivale a uma rejeição respeitosa: "Que o homem que eu sou siga assim vivendo diante de ti!"

O homem que eu sou ... Este homem representa um estado presente, uma situação bem definida, um conjunto de coisas em que estou instalado, talvez um relacionamento com Deus que me pareçe suficientemente bom. O que mais desejar?

O amor sem limites quer fazer uma irrupção em minha vida. Vem perturbar o que existe. Desbaratar o que parecia estável e abrir horizontes novos ... horizontes sobre os quais eu ainda não havia sequer pensado.

Vou rejeitá-lo? Empreenderei a fuga ante o anúncio que me faz? Se eu recusar, talvez me torne um estranho a todo o amor. Porém, o amor sobre o qual me fixarei será um amor relativo e limitado.

Será a rejeição do amor absoluto e de suas audácias. Será um lago estagnado em vez do alto mar.

Senhor-amor: quebra tu mesmo os laços que me impedem e me retêm. Eu já não voltarei a ti, ribeira demasiado familiar. Senhor-amor, que viva ante ti o homem que serei!

19. O incoordenável

Filho meu, não te deixarei tranquilo. Quero ensinar-te a superação. É bom que estejas satisfeito com a beleza harmoniosa. Mas deves descobrir este despreendimento que te faz vislumbrar o que é sublime.

Não blasfemarás contra a inteligência. Eu sou o princípio e o fim do pensamento. Mas não quero prender-te para sempre aos lentos rigores da reflexão. Quisera dar-te a visão...!

Sê obediente e piedoso. Estas coisas sobre as quais se zomba tanto nos dias de hoje. Mas eu não quero que te acostumes a uma moral ou piedade confortável. Quero inspirar-te o sacrifício.

Reconheces a distância que há entre teu Deus e tu mesmo. E isto é correto. Mas, tenha cuidado para não medir essa distância para manter-te estritamente na atitude do menor esforço.

Filho meu, quero revelar-te dia após dia o Deus feito homem, o teu Senhor-amor que se faz carne, que se faz a tua carne.

Assumindo, sem se misturar, a natureza humana, fazendo-se um de nós sem deixar de ser ele mesmo, é assim como o amor sem limites rompe os limites de maneira suprema.

® NARCEA, S.A. EDIÇÕES
Dr. Federico Rubio e Galí, 9. 28039 - Madrid
® EDITIONS ET LIBRAIRIE DE CHEVETOGNE Bélgica
Título original: Amour sans limite
Tradução (para o espanhol): CARLOS CASTRO CUBELLS
Tradução para o português: Pe. André Sperandio
Capa: Fragmento de um ícone de meados de século XVII atribuída a Emanuel lombardos
ISBN: 84-277-0758-4
Depósito Legal: M-26455-1987
Impressão: Notigraf, S. A. San Dalmácio, 8. 28021 - Madrid

Fonte: https://www.ecclesia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF