Translate

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Chef dos papas revela pratos preferidos dos pontífices

Facebook | Sergio Dussin
Por Gelsomino Del Guercio

Sergio Dussin já cozinhou para os três últimos papas.

Sergio Dussin se tornou mundialmente conhecido por ser o chef de três papas. Nascido em Treviso, Itália, ele tem 65 anos e passou quase 20 anos no Vaticano, dentro das cozinhas da residência dos pontífices.

“O Papa João Paulo II adorava aspargos, o Papa Bento XVI não resiste a uma fatia de sacher [uma espécie de bolo de chocolate vienense]. E o Papa Francisco adora pão e um bom queijo ou uma pizza”, diz ele. 

A história do chef dos papas e a de sua família foram descritas por Nicoletta Masetto na publicação italiana Messenger of St. Anthony.

“Você está disponível?”

Sergio Dussin e sua esposa Manuela têm três filhos, dois dos quais estão envolvidos nos negócios da família. Ele é chamado para cozinhar no Vaticano “todo mês, ainda que a cada duas semanas”, diz o chef.

“Quando eles me ligam, a pergunta ritual é: ‘Você está disponível?’. E minha resposta igualmente ritual é ‘sim’. Para um chef, todas as vezes é uma emoção e um privilégio poder servir um pontífice. Normalmente são almoços privados, como o do Papa Francisco com sua equipe na [Casa] Santa Marta ”.

Facebook | Sergio Dussin

Os produtos que ele utiliza no Vaticano

O chef confessa não ter “segredos” para a sua cozinha a não ser pelo fato de, sempre que possível, utilizar produtos de origem local e, sobretudo, sazonais. Vêm diretamente das colinas de Vêneto para o Estado do Vaticano: radicchio de Treviso, aipo de Rubbio, brócolis de Bassano. E mais: batatas de Rotzo, cebolas e aspargos de Bassano, queijos da Grappa, Collina Veneta e Asiago…

O prato de Papa Francisco

Dussin revela algumas das comidas típicas apreciadas pelos três papas, cada um com seus gostos e preferências:

“Francisco é um foodie; ele come uma boa massa com feijão, pão e sopressa [um tipo de salame] ou polenta com queijo. Também preparo pizza para ele de vez em quando. Ele é imprevisível, ele é assim: se apega à cerimônia até ver alguém. Então, ele para abraçá-los ou para segurar uma criança nos braços. Dediquei a ele um prato do cardápio dos meus restaurantes: ‘Ravioli papa Francesco’, uma massa caseira com queijo Asiago, speck [presunto cru] Asiago e lascas de queijo Collina Veneta”.

Facebook | Sergio Dussin

João Paulo II e Bento XVI

Quanto aos outros dois papas, “conheci o Papa Wojtyla quando ele já estava doente e sofrendo, e ele comia pouco. No entanto, ele amava os aspargos preparados de todas as maneiras. Estou muito ligado ao Papa Bento XVI, um grande Papa, uma pessoa gentil. Ele, por exemplo, não bebe vinho, mas suco. Ele não come cogumelos, mas o que ele nunca recusa é uma fatia de bolo sacher”, revela o chef.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF