Translate

domingo, 6 de março de 2022

“Cristo é a nossa esperança”, diz padre de um bunker na Ucrânia

Adoração eucarística no bunker em Kiev / Ajuda à Igreja que Sofre Chile |
ACI Digital

KIEV, 04 mar. 22 / 02:40 pm (ACI).- Padre Mateusz é pároco da Igreja de Santo Antônio em Kiev, capital da Ucrânia, e nestes dias, que está junto com os fiéis em um bunker para se proteger dos ataques russos, dedica várias horas à adoração eucarística. “Cristo é a nossa esperança”, diz.

Em mensagem de áudio à sede chilena da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), o padre disse que a adoração eucarística fortalece todos.

“Outro dia, durante a adoração vespertina, eu disse ao Senhor: 'Estou preparado para tudo e dou graças por toda a minha vida'. E pensei nos planos que Deus tem para nós, para esta paróquia, para os fiéis e para a Ucrânia. Se isso puder se tornar uma semente, uma semente de esperança e fé para outras pessoas, estamos felizes”, disse Mateusz.

“Cristo ressuscitou e venceu a morte, está conosco e nos acompanha, Ele é a nossa esperança”, destacou.

O pároco de Santo Antônio em Kiev disse que não pode "falar muito sobre o lugar onde nos refugiamos, por razões de segurança, mas aqui já somos mais de trinta pessoas, incluindo algumas crianças, e sentimos que Deus nos acompanha dia a dia".

Sobre a realidade das pessoas na Ucrânia hoje, o padre disse que “me contam que há muita raiva e muito desespero, muito choro e tristeza. É um estado de ânimo que algumas pessoas contagiam outras”.

“Entre nós, o ambiente é um pouco diferente. Rezamos juntos todos os dias e adoramos Jesus no Santíssimo Sacramento”, destacou.

O padre Mateusz, que também consegue transmitir as missas nas redes sociais, disse que os padres “são pastores de tudo e cada dia servimos mais pessoas. Deus está realmente conosco".

“Se conseguirmos fazer o que é necessário – fazer compras, organizar comida – nos sentimos seguros. Perseveramos em oração com nossos irmãos e irmãs, rezando pela paz”.

O padre agradeceu a ajuda e os sinais de solidariedade que recebem e expressou seu desejo de que a voz de quem sofre com a guerra seja escutada.

"Confiamos que a voz das vítimas da guerra, órfãos e viúvas chegue a todos os povos do mundo, mas não para gerar ódio nos corações ou semear amargura", disse.

“Um cristão deve rezar por seus inimigos. E, portanto, todos devemos evitar cair no ódio e na violência!”, concluiu.

Segundo a CNN as negociações de ontem entre a Rússia e a Ucrânia foram concluídas com um acordo para estabelecer corredores humanitários para civis e um possível cessar-fogo.

Antes do início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, a ACN enviou um pacote de emergência de um milhão de euros para a Igreja na Ucrânia.

O presidente executivo da ACN, Thomas Heine-Geldern, disse que esta ajuda beneficiará padres e religiosos que trabalham em paróquias, orfanatos e lares de idosos e que cuidam dos deslocados em todo o país.

Mais informações sobre como ajudar a Ucrânia, clique AQUI.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF