Translate

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Missa dos Santos Óleos reúne presbitério de Brasília e centenas de fiéis na Catedral Metropolitana

Missa dos Santos Óleos na Catedral | arqbrasilia

A Catedral Metropolitana de Brasília voltou a receber centenas de fiéis na manhã desta Quinta-Feira Santa para a Missa dos Santos Óleos. Todo o clero de Brasília esteve presente e concelebrou a Santa Eucaristia com o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. Estiveram presentes, também, vários Bispos, dentre eles o Bispo Auxiliar de Brasília, Dom José Aparecido; o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; o Arcebispo emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno; Dom Marcony Vinícius, Arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil; Dom José Francisco Falcão, Bispo Auxiliar do Ordinariato Militar do Brasil; Dom José Ronaldo, Bispo emérito de Formosa.

Nesta Celebração, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação, fazendo memória do mistério da configuração com Cristo que os faz arautos da Eucaristia, neste dia em que se faz memória da Sua instituição. Também nesta Missa, o Arcebispo abençoa os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, além de consagrar o Óleo do Crisma.

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar destacou a beleza e importância do Sacramento da Ordem “Esta celebração é cheia de simbolismo, pois nela celebramos, como que uma epifania da Igreja, Corpo de Cristo, organicamente estruturado que em seus vários ministérios e carismas exprime, pela graça do Espírito, os dons nupciais de Cristo à sua esposa peregrina no mundo. É uma verdadeira festa do sacerdócio ministerial que está a serviço do sacerdócio dos fiéis.”

Dom Paulo também relembrou que a benção e consagração dos óleos é sinal da unidade da Igreja. “este gesto mostra o bom odor de Cristo que da cabeça se expande para todos os membros do Corpo eclesial. Que nossa participação na unção de Cristo nos faça homens que ungem o nosso amado povo e que a Palavra de Deus ouvida, meditada e vivida continue a formar homens e mulheres livres e operantes.”

Após a homilia, os diáconos entraram em procissão trazendo os vasos contendo os óleos que foram confeccionados, entoando em cântico, o óleo que traziam. “Eis o Óleo dos Catecúmenos”, “Eis do Óleo dos Enfermos”, “Eis o Óleo do Santo Crisma”, enquanto toda a comunidade respondeu: “Demos Graças a Deus.” O Arcebispo, então abençoou os dois primeiros Óleos destinados ao Batismo e a Unção dos Enfermos e, em seguida, confeccionou o Santo Crisma misturando ao azeite virgem uma porção de nardo, perfume balsâmico que lembra a unção do Espírito Santo.

Reveja a Celebração e a homilia de Dom Paulo abaixo, em nossa página do Youtube:

https://youtu.be/9gR9I3AQaRk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF