Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Apresentação do Senhor

Apresentação do Senhor | diocesedesaojoaodelrei

APRESENTAÇÃO DO SENHOR

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

Meus olhos viram a tua salvação (Lc 2,30) 

Celebramos nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação do Senhor. O Menino Jesus é levado ao Templo, por Maria e José, e é oferecido ao Pai. Assim como toda oferta implica uma renúncia, a Apresentação do Senhor começa a nos preparar para o sofrimento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. 

A Festa da Apresentação do Senhor ocorre 40 dias após celebrarmos o Natal. Ela nos lembra, ainda, que está cada vez mais próximo da celebração da Semana Santa. A Festa da Apresentação do Senhor reforça que devemos ficar vigilantes com as velas acesas e todos prontos para irmos ao encontro de Nosso Senhor. 

Maria e José unem-se à oferta do seu divino Filho estando a seu lado e colaborando, cada um a seu modo, na obra da Redenção. Cumprindo a Lei Hebraica, os pais de Jesus levam o primogênito do sexo masculino para ser consagrado ao Senhor. A lei também dizia que a Mãe, após dar à luz, necessitava passar por um ritual de purificação no Templo. 

Na sua chegada ao Templo, a Sagrada Família é recebida pelo profeta ancião, Simeão, que guardava dia e noite no templo, sob a promessa do Senhor de que não partiria da vida terrena sem antes ver o Messias. O profeta diz ao avistar a criança: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo” (Lc 2,29-32). 

A profetiza Ana também vai ao encontro da Sagrada Família. Portanto, vemos a Antiga Aliança, representada por Simeão e Ana, que se alegra com a chegada da Nova Aliança, o Menino Jesus, levado por Maria e José. Esse mistério é contemplado nos mistérios Gozosos do Rosário.  

E, então, Simeão, ao abençoar o Menino Jesus, agradece a Deus e diz à mãe do menino: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma” (Lc 2,34-35). 

A Sagrada Família era fiel à lei judaica, cumprindo todos os preceitos da religião, e repassando esses ensinamentos a Jesus. Por isso, José é considerado o justo, pois servia fielmente à lei judaica. As famílias consideradas mais ricas de Israel ofereciam outros animais na apresentação de seus filhos no templo, como cordeiros e cabritos. Mas as famílias mais humildes, como era o caso da Sagrada Família, ofereciam animais mais simples, como um par de rolas ou dois pombinhos.  

A partir da celebração dessa festa, lembramos outras duas celebrações nessa mesma data, 2 de fevereiro: Nossa Senhora da Candelária e Nossa Senhora da Luz ou dos Navegantes.  

Assim, somos convidados a ir à celebração Eucarística, ao encontro do Senhor, com as nossas velas acesas, tendo a certeza absoluta de que Ele ilumina as nossas vidas e, com essa luz que Ele e nos ilumina, vamos iluminar todos aqueles que nos cercam. É nesta celebração, também, que nos preparamos para a festa central do cristianismo, que é a Páscoa.  

Imersos na Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, que possamos reconhecer Jesus como o Sacerdote por Excelência, por meio de sua entrega em prol do Mistério da Salvação a todos nós: Luz que ilumina as nações e glória a todos os povos. Jesus, Luz das Nações e glória de Israel, se manifesta no rosto de milhares de irmãos e irmãs, que acolhem os dons do Espírito Santo na vivência alegre dos múltiplos carismas suscitados. 

Apresentemos ao Senhor as nossas vidas, as nossas fragilidades e angústias e, principalmente, a vida da nossa família, oferecendo-a ao Senhor. Que saibamos escutar a voz do Senhor nesse dia e aceitemos os planos d’Ele para a nossa vida.  

Que a Virgem Maria, a Virgem das Luzes, a Senhora da Luz, da Candelária e das Candeias nos guie e proteja sempre. Amém.  

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF