Translate

terça-feira, 23 de maio de 2023

57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

57º Dia Mundial das Comunicações | CRB Nacional

57º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Falar com o Coração – “Testemunhando a verdade e o amor” (Ef 4,15)

Nesse ano de 2023, celebramos o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Essa data ocorre dentro da celebração do 7º Domingo da Páscoa, no qual celebramos, no Brasil, a Solenidade da Ascensão do Senhor. Na Solenidade da Ascensão do Senhor, Jesus sobe em definitivo para o Pai e promete enviar o Espírito Santo, o Paráclito, que caminha a frente dos discípulos na missão e no início da Igreja Primitiva.

Ao enviar os discípulos para a missão, eles se tornam comunicadores da boa nova e anunciam a esperança na vida nova que vem de Deus. Nos dias de hoje, Ele envia cada um de nós também para sermos anunciadores e construtores de Reino de Deus. Nos tempos de hoje, podemos usar diversos meios para comunicar o Evangelho, seja por meio da internet, rádio, TV e mensagens via celular.

Instituído pelo Papa Paulo VI, em 1967, a pedido do decreto sobre comunicação do Concílio Vaticano II, o Inter Mirifica, o Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado pela Igreja Católica em todo o mundo – em 2023, será celebrado no dia 21 de maio. Este tema é particularmente relevante nos dias de hoje, em que a comunicação muitas vezes é utilizada de forma distorcida ou mal-intencionada, levando a conflitos, polarização e desconfiança.

Os meios de comunicação estão ao nosso serviço e cabe a nós saber usar, com prudência e sabedoria. Ao invés de usar as redes sociais para falar mal dos outros ou para viés político-partidário, temos que usar nossas redes sociais para anunciar o Evangelho e ajudar na conversão de outras pessoas. Podemos usar as nossas redes sociais falando sobre o Evangelho, rezando o terço, ensinando as pessoas sobre como viver bem a fé.

O Papa Francisco, como em todos os anos, preparou uma mensagem para esse 57° Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é divulgado na festa dos arcanjos em setembro e o texto é publicado no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales. O tema para a mensagem desse ano é: Falar com o Coração – “Testemunhando a verdade e o amor” (Ef 4,15). Com esse tema, o Papa Francisco quer nos dizer que devemos usar os nossos meios de comunicação para testemunhar a nossa fé. Falar para as pessoas sobre a alegria de viver a vida de fé. Esse testemunho deve vir do coração, pois é do coração que brotam as verdadeiras alegrias.

Para falar com o coração, é preciso ter um compromisso com a verdade. A verdade não é apenas um conjunto de fatos objetivos, mas também uma atitude de honestidade e transparência nas relações interpessoais e na comunicação pública. A verdade exige a busca pela informação completa e precisa, a verificação das fontes e a disposição para corrigir os erros quando eles ocorrem. A verdade também requer a capacidade de ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes dos nossos.

Temos os meios de comunicação social e a pastoral da comunicação que devem estar em sintonia nessa missão. Esses canais de comunicação estão a serviço da evangelização e têm o intuito de ajudar as pessoas a amadurecerem a fé. Eles ajudam a levar o anúncio do Evangelho onde as pessoas não conseguem ir. Cada um de nós pode ser divulgador dos meios de comunicação de nossa Arquidiocese, sobretudo, da Rádio Catedral.

Celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais é antes de tudo agradecer a Deus os meios de comunicação que temos, e que por meio deles muitas pessoas abraçaram a fé. Agradecer, sobretudo, que Palavra de Deus chega às pessoas enfermas, acamadas, idosas e aquelas que não podem ir à Igreja. Esses meios de comunicação falam com o coração e testemunham a verdade e o amor de Cristo a todos.

Aqueles que fazem parte desses meios de comunicação têm uma grande missão, não são apenas apresentadores, jornalistas, roteiristas, editores, enfim, eles têm a grande missão de serem anunciadores de Jesus Cristo nos dias de hoje. Além do trabalho diário que exercem e do salário que recebem para isso, recebem uma grande retribuição de Jesus Cristo. Inclusive, na missa do 7º Domingo da Páscoa, quando celebramos a Ascensão do Senhor, que é o 57° Dia Mundial das Comunicações Sociais, todos aqueles que trabalham com a comunicação na Arquidiocese são convidados a irem à missa, para renovarem o compromisso de anunciarem a verdade em suas publicações.

O Papa Francisco diz em sua mensagem preparada para esse ano que o comunicador deve anunciar a Palavra cordialmente, do mesmo modo que Jesus fazia. O comunicador não deve impor nada e nem falar impondo que a outra pessoa se converta, mas deve ser compassivo e anunciar com autoridade, ou seja, viver aquilo que está anunciando. Aos discípulos de Emaús, Jesus anuncia a Palavra com o coração e o coração deles se abriu para a Palavra anunciada. Do mesmo modo, o comunicador deve seguir o exemplo de Jesus e levar de maneira leve até as pessoas a Palavra de Deus.

Os discípulos de Emaús, ao ouvirem a Palavra de Deus transmitida por Jesus, sentiram um ardor no coração e o reconheceram ao partir o pão. Que ao ouvir a Palavra de Deus em cada celebração Eucarística o nosso coração também possa arder e possamos sempre o reconhecer ao partir o pão para nós. Que aqueles aos quais anunciarmos a Palavra possam sentir o coração ardendo e reconhecer Jesus como o Senhor de suas vidas. Por isso, temos que falar aquilo que ouvimos e acreditamos e anunciar com alegria a Palavra de Deus para aqueles que não creem.

O trabalho do comunicador deve ser feito com amor e não por obrigação, a comunicação tem que transmitir a alegria e não tristeza e nem nervosismo. O comunicador tem que ter a alegria de ser enviado por Jesus Cristo. Em um mundo cheio de notícias ruins, com guerras, violência e tantas outras coisas, o comunicador católico deve transmitir boas notícias e que motivem as pessoas.

Além disso, o falar com o coração exige amor e compaixão. A comunicação não pode ser apenas um meio para transmitir informações ou persuadir as pessoas a concordar conosco. Ela deve ser uma expressão do nosso cuidado e respeito pelos outros, especialmente, pelos mais vulneráveis e marginalizados. O amor nos leva a buscar a reconciliação, a construir pontes e a promover o diálogo, em vez de alimentar a polarização e o conflito.

Como bem sabemos, estamos vivendo na Igreja o “Sínodo”, a palavra sínodo significa caminhar juntos. Todo o povo de Deus é chamado a caminhar junto com a igreja nesse processo sinodal, colaborando com sugestões no processo de evangelização, inclusive, propondo novas formas de comunicação. Que por meio desse sínodo que estamos vivendo, possa surgir uma nova comunicação, sobretudo, a comunicação que alcance os mais pobres e infelizes e ilumine o caminho dos irmãos e irmãs. Que a comunicação nos dias de hoje seja profética.

Como pessoas, ainda, podemos nos perguntar se estamos realmente comprometidos com a verdade e o amor em nossas interações pessoais e online. Como sociedade, podemos nos perguntar como podemos promover uma cultura de comunicação que valorize a honestidade, a empatia e a solidariedade.

No Dia Mundial das Comunicações Sociais, somos convidados a nos comprometer com uma comunicação baseada na verdade e no amor. Devemos buscar a verdade com humildade e respeito, e comunicá-la com empatia e compaixão. A comunicação autêntica é uma ferramenta poderosa

para construir pontes entre as pessoas e promover a justiça e a paz em nossa sociedade.

Que a Igreja no geral possa se abrir à voz do Espírito Santo e deixa-Lo falar e direcionar os próximos passos. Quem em nossa comunicação possamos anunciar em primeiro lugar a verdade que vem do evangelho. Que todos os comunicadores sejam gratos à missão que receberam.

São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, rogai por nós!

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF