Translate

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Hoje a Igreja celebra São Francisco de Jerônimo, missionário jesuíta

São Francisco de Jerônimo | ACI Digital

REDAÇÃO CENTRAL, 11 Mai. 23 / 01:54 pm (ACI).- São Francisco de Jerônimo foi um missionário jesuíta conhecido como "o apóstolo de Nápoles", famoso por seu trabalho em favor da conversão dos pecadores.

Francisco de Jerônimo nasceu em 17 de dezembro de 1642 em Grottaglie, no sul da Itália. Aos 16 anos ingressou no colégio de Tarento, onde permaneceu sob os cuidados da Companhia de Jesus.

No colégio, estudou Humanidades e Filosofia, e teve tanto sucesso em seus estudos que o bispo o enviou a Nápoles para assistir a palestras sobre Teologia Canônica no famoso colégio Gesù Vecchio, que na época rivalizava com as maiores universidades da Europa.

Em 1º de julho de 1670, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus. Ao final do primeiro ano de prova, foi enviado como missionário a um lugar próximo ao município italiano de Otranto, onde pôs em prática sua pregação.

Após quatro anos pregando em pequenas cidades e completando seus estudos de teologia, seus superiores o nomearam pregador da igreja Gesù Nuovo em Nápoles.

Ele chegava a visitar cinco aldeias em um único dia, pregando em ruas, praças e igrejas. Pessoas que o conheciam diziam que ele convertia pelo menos 400 pecadores por ano.

Uma de suas obras de caridade regulares era visitar hospitais e prisões. E muitas vezes ia buscar almas perdidas em bares e lugares de perdição. Isso lhe rendeu muitas surras e humilhações, mas não o impediu de insistir no chamado à conversão, sabendo-se um pecador perdoado.

São Francisco morreu aos 74 anos e foi sepultado na Igreja da Companhia de Nápoles. Foi beatificado em 1758 por Bento XIV e canonizado em 1839 pelo papa Gregório XVI.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF