Translate

domingo, 7 de maio de 2023

Ordem de Malta elege primeiro grão-mestre plebeu

Fra’ John Dunlap, 81º grão-mestre da Ordem de Malta / Ordem de Malta

Por Ary Waldir Ramos Díaz

Roma, 05 Mai. 23 / 03:03 pm (ACI).- A Ordem Soberana e Militar de Malta escolheu fra’ John T. Dunlap, um advogado canadense de 66 anos, como grão-mestre. É o primeiro chefe na história da Ordem sem ascendência nobre.

Fra’ Dunlap é também o primeiro Grão-Mestre a ocupar o cargo por um período de dez anos, e não por toda a vida.

As duas novidades se devem à intervenção do papa Francisco na ordem em 2017.

A nova Constituição da Ordem de Malta, promulgada pelo papa Francisco em setembro de 2022, pôs fim a seis anos de reformas marcadas por numerosos contratempos.

O papa decidiu reforçar o estatuto religioso da Ordem e abolir os requisitos de nobreza para ser eleito aos cargos mais altos.

No Capítulo Geral Extraordinário do primeiro mês do ano, foram eleitos “por unanimidade” os novos altos cargos do Conselho Soberano para o período 2023-2029.

Nos últimos tempos, a Ordem teve um relacionamento tenso com o papa Francisco.

Em 15 de junho do ano passado, o papa Francisco nomeou fra’ Dunlap como lugar-tenente do grão-mestre da Ordem de Malta, em substituição de fra’ Marco Luzzago, que morreu neste período.

O novo lugar-tenente teve a tarefa de colaborar com o cardeal Tomasi na preparação do Capítulo Geral Extraordinário.

Dunlop é o primeiro cavaleiro professo do continente americano a liderar a ordem religiosa leiga da Igreja Católica.

Fra’ Dunlap comunicou sua eleição ao papa Francisco por meio de uma carta escrita de próprio punho.

Na quarta-feira (3), prestou juramento perante o cardeal Silvano Maria Tomasi C.S., delegado especial do papa, na Igreja de Santa Maria no Aventino, em Roma. A Ordem, através de um comunicado, divulgou os detalhes da eleição.

O novo grão-mestre prometeu obedecer às Constituições da Ordem com dedicação e unidade em sua missão: Tuitio Fidei et Obsequium Pauperum (dar testemunho da fé, servir aos pobres).

Dunlap esteve a serviço da Ordem de Malta como presidente da Comissão para a proteção de nomes e emblemas e como representante na Aliança das Ordens de São João.

Suas responsabilidades incluem liderar a Ordem, composta tanto por frades como por cavaleiros e damas leigos, e presidir a Malteser International, organização humanitária dos Cavaleiros de Malta que aplica milhões de dólares em projetos de caridade em todo o mundo.

A Ordem de Malta é uma entidade soberana que mantém relações diplomáticas com mais de 100 Estados.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF