Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Como o Senhor Deus fala conosco?

lassedesignen | Obturador
Piotr Krawczyk - publicado em 09/06/24

Deus fala aos homens de diferentes maneiras. As palavras que Jesus dirigiu aos discípulos da Galileia aplicam-se a mim de maneira particular?

A história da salvação é uma grande história de encontros. De diferentes maneiras Deus falou aos homens, e de diferentes maneiras ele fala a cada um de nós. As histórias que encontramos na Bíblia e na tradição da Igreja testemunham o que aconteceu entre pessoas específicas e Deus.

Como me encontro neles? As palavras que Jesus falou aos discípulos na Galileia aplicam-se a mim e também a eles?

Meu lugar na história da salvação

A Bíblia contém uma mensagem universal. Cada pessoa, independente de sua época, pode encontrar conteúdos importantes em seus textos. É por isso que devemos ler a Bíblia não como uma história de tempos passados, mas como um livro atual, relacionado com o que estamos vivenciando.

Isto não significa que para cada acontecimento descrito na Bíblia tenhamos que procurar analogias nas nossas vidas. Também não significa que, quando nos encontramos em situações semelhantes às dos personagens bíblicos, devamos reproduzir o seu comportamento.

Isto aplica-se tanto aos santos como ao próprio Cristo, cuja imitação se tornou o ideal da vida cristã na tradição.

Sim, é possível e até necessário compreender as intenções que Jesus tinha. Além disso, é nisso que consiste essencialmente imitá-lo: sintonizar o nosso interior com os motivos que motivaram Jesus. Por outras palavras, imitar Cristo é olhar para as suas ações e abrir o coração ao seu Espírito.

Cada encontro com Jesus que lemos no Evangelho é uma oportunidade para o nosso encontro com Ele. No entanto, devemos lembrar que a história da salvação ainda está em curso.

Nosso papel é diferente

#image_title

Nosso papel nisso é diferente daquele dos primeiros discípulos. Portanto, quando lemos, por exemplo, a descrição da vocação de alguém, não levaremos tudo diretamente para nós. Além disso, no próprio Evangelho vemos como Jesus se dirigiu a cada pessoa de maneira diferente:

E enquanto caminhavam pela estrada, alguém lhe disse: “Eu te seguirei aonde quer que você for”. Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Para outro ele disse: “Siga-me”. Ele, por sua vez, respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai”. Ele respondeu: “Deixe os mortos enterrarem seus mortos, mas você vai e anuncia o Reino de Deus”.

Outro disse: “Senhor, quero segui-lo, mas deixe-me primeiro me despedir dos meus em casa”. Jesus respondeu: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus”. ( Lc 9, 57-62 )

Uma figueira e um nome pronunciado

Uma leitura cuidadosa dos Evangelhos leva à conclusão de que Jesus trata cada pessoa de forma muito individual. Sim, nas Escrituras encontramos extensas passagens sobre princípios gerais de conduta, como o Sermão do Monte ou os discursos missionários.

Mas há passagens na Bíblia cujo significado parece residir na sua singularidade. Tomemos, por exemplo, a cena do chamado de Natanael ( João 1:45-51 ).

Jesus diz ao futuro discípulo: “Eu te vi antes de Filipe te chamar, quando você estava debaixo da figueira”. Após estas palavras, Natanael confessa: “Rabi, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!”

 Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF