Translate

quinta-feira, 6 de junho de 2024

O Credo do Povo de Deus (3)

São Paulo VI (Canção Nova)

Arquivo 30Dias – 06/1998

O Credo do Povo de Deus

O texto da Profissão de Fé que Paulo VI pronunciou em 30 de junho de 1968, no final do Ano da Fé anunciado por ocasião do XIX centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma.

O texto da Profissão de Fé proclamada por Paulo VI em 30 de junho de 1968

Cremos que a Missa, celebrada pelo Sacerdote que representa a pessoa de Cristo em virtude do poder recebido no sacramento da Ordem, e oferecida por ele em nome de Cristo e dos membros do seu Corpo místico, é o Sacrifício do Calvário tornada sacramentalmente presente em nossos altares. Cremos que, assim como o pão e o vinho consagrados pelo Senhor na Última Ceia foram convertidos no seu Corpo e Sangue que pouco depois seria oferecido por nós na Cruz, da mesma forma o pão e o vinho consagrados pelo sacerdote são convertidos no Corpo e Sangue de Cristo reinando gloriosamente no Céu; e acreditamos que a presença misteriosa do Senhor, sob o que continua a aparecer aos nossos sentidos como antes, é uma presença verdadeira, real e substancial (33) . Portanto, Cristo não pode estar presente neste Sacramento senão através da conversão no seu Corpo da própria realidade do pão e através da conversão no seu Sangue da própria realidade do vinho, enquanto apenas as propriedades do pão e do vinho percebidas pelos nossos sentidos permanece inalterado. . Esta conversão misteriosa é chamada pela Igreja, muito apropriadamente, de transubstanciação . Toda explicação teológica que tente penetrar de alguma forma neste mistério, para estar de acordo com a fé católica, deve sustentar que na realidade objetiva, independentemente do nosso espírito, o pão e o vinho deixaram de existir após a consagração, de modo que a partir daí momento é o adorável Corpo e Sangue do Senhor Jesus que realmente está diante de nós sob as espécies sacramentais do pão e do vinho (34), tal como o Senhor quis, dar-se a nós como alimento e associar-nos à unidade do seu Corpo místico (35) .

A existência una e indivisível do Senhor glorioso no Céu não se multiplica, mas torna-se presente pelo Sacramento nos numerosos lugares da terra onde se celebra a Missa. Depois do Sacrifício, esta existência permanece presente no Santíssimo Sacramento, que é, no sacrário, o coração vivo de cada uma das nossas igrejas. E é-nos um dever muito doce honrar e adorar na Santa Hóstia, que os nossos olhos vêem, o Verbo Encarnado, que eles não podem ver e que, sem sair do Céu, se fez presente diante de nós.

Confessamos que o Reino de Deus, iniciado aqui embaixo na Igreja de Cristo, não é deste mundo, cuja figura passa; e que o seu verdadeiro crescimento não se confunde com o progresso da civilização humana, da ciência e da tecnologia, mas consiste em conhecer cada vez mais profundamente as riquezas inescrutáveis ​​de Cristo, em esperar cada vez mais fortemente os bens eternos, em responder cada vez mais ardentemente ao amor de Deus, e em dispensar graça e santidade cada vez mais abundantemente entre os homens. Mas é este mesmo amor que leva a Igreja a preocupar-se constantemente com o verdadeiro bem temporal dos homens. Embora ela nunca deixe de lembrar aos seus filhos que eles não têm um lar estável aqui embaixo, ela também os incentiva a contribuir – cada um segundo a sua vocação e os seus meios – para o bem da sua cidade terrena, para promover a justiça, a paz e a fraternidade. entre os homens, para estender a sua ajuda aos irmãos, especialmente aos mais pobres e necessitados. A intensa preocupação da Igreja, Esposa de Cristo, pelas necessidades dos homens, pelas suas alegrias e pelas suas esperanças, pelos seus esforços e pelas suas angústias, não é, portanto, outra coisa senão o seu grande desejo de estar presente junto deles para iluminá-los com a luz de Cristo e reuni-los todos Nele, seu único Salvador. Esta preocupação nunca pode significar que a Igreja se conforme com as coisas deste mundo, ou que diminua o ardor da espera do seu Senhor e do Reino eterno. 

Acreditamos na vida eterna. Cremos que as almas de todos aqueles que morrem na graça de Cristo, quer ainda tenham que ser purificados no Purgatório, quer sejam acolhidos por Jesus no Céu desde o momento em que deixam o corpo, como Ele fez com o Bom Ladrão, constituem o Povo de Deus no além da morte, que será derrotado definitivamente no dia da ressurreição, quando essas almas se reunirão aos seus corpos. 

Acreditamos que a multidão de almas, que estão reunidas em torno de Jesus e Maria no Paraíso, formam a Igreja do Céu, onde eles em eterna bem-aventurança vêem Deus como Ele é (36) e onde também estão associados, em diferentes graus, com os santos Anjos no divino governo exercido pelo Cristo glorioso, intercedendo por nós e ajudando as nossas fraquezas com a sua preocupação fraterna (37) . 

Cremos na comunhão entre todos os fiéis de Cristo, dos peregrinos nesta terra, dos defuntos que completam a sua purificação e dos bem-aventurados no Céu, que todos juntos formam uma só Igreja; acreditamos que nesta comunhão o amor misericordioso de Deus e dos seus Santos escuta constantemente as nossas orações, segundo as palavras de Jesus: Pedi e recebereis (38) . E com fé e esperança, aguardamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que está por vir. 

Bendito seja Deus, Santo, Santo, Santo. Amém.

_____________

NOTAS:

(33) Ver Denzinger-Schönmetzer 1651. 

(34) Ver Denzinger-Schönmetzer 1642, 1651-1654; Paulo VI, carta encíclica Mysterium fidei 

(35) Cf. São Tomás, Suma Teológica III, 73, 3. 

(36) Cf. 1 Jo 3, 2; Denzinger-Schönmetzer 1000. 

(37) Cf. Concílio Vaticano II, constituição dogmática Lumen gentium , 49. 

(38) Cf. Lucas 11, 9-10; Jo 16, 24.

 

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF