Fatos e Fotos - Comunidade I

sábado, 2 de agosto de 2025

Não somos turistas espirituais, diz manifesto de jovens em Roma por uma Europa com alma

Jovens levantam suas vozes hoje (1) na basílica de Santa Maria em Trastevere, em Roma. | Daniel Ibáñez/EWTN News

Por Almudena Martínez-Bordiú*

1 de ago. de 2025

“Não somos turistas espirituais. Somos peregrinos de significado. Viemos com mochilas cheias de dúvidas, feridas, canções e esperança. E com uma certeza no coração: Cristo está vivo. E Ele nos chama”.

Assim começa o "Manifesto dos Jovens Cristãos da Europa", cerne do projeto Roma 25, Santiago 27, Jerusalém 33, que visa "restaurar a alma" do Velho Continente e convida os cristãos a encontrar o Senhor por meio da peregrinação, da cura e da evangelização.

Essa iniciativa, que começou há dois anos com o apoio da subcomissão episcopal para a Juventude e a Infância da Conferência Episcopal Espanhola, da arquidiocese de Santiago de Compostela e da Igreja em Jerusalém, convida jovens cristãos de todo o continente a trilhar um caminho de fé e esperança em vista do Jubileu da Redenção, que será celebrado em 2033, ao se completar o segundo milênio da Paixão e Ressurreição de Jesus.

A iniciativa também tem apoio da Santa Sé e do papa Leão XIV, a quem a iniciativa foi apresentada depois de uma audiência geral no Vaticano em 25 de junho.

O momento-chave do projeto ocorreu hoje (1º) de manhã, no âmbito do Jubileu da Juventude. Muitos jovens se reuniram hoje de manhã na basílica de Santa Maria em Trastevere para assinar o manifesto, que dá voz a uma geração que deseja criar uma nova Europa com Cristo no centro.

"Esse manifesto é um ato de fé e um chamado à esperança”, disse Fernando Moscardó, um dos jovens porta-vozes do projeto, na apresentação da iniciativa em Roma no mês passado.

“É a voz de uma juventude que não quer ficar de fora, que não precisa dizer com veemência: Queremos mais, queremos Cristo no centro (...) A revolução começou; o Espírito está soprando".

Na ocasião, monsenhor Marco Gnavi, pároco de Santa Maria em Trastevere e anfitrião do evento de hoje, disse estar “surpreso com o entusiasmo dos jovens”, especialmente num momento de “mudanças dolorosas”.

O documento foi publicado no site (em inglês, espanhol e italiano) oficial do projeto, e todos os "que se sentem parte dele" são incentivados a assiná-lo.

*Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.

Fonte: https://www.acidigital.com/noticia/63903/nao-somos-turistas-espirituais-diz-manifesto-de-jovens-em-roma-por-uma-europa-com-alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário