Translate

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Cosme e Damião, os 2 médicos santos que atendiam de graça, mas pediam algo surpreendente

Cosme e Damião | Public Domain

Francisco Vêneto - publicado em 26/09/19 - atualizado em 26/09/25

Saiba quem eram os santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos martirizados por Cristo e que se tornaram padroeiros dos médicos.

Os santos Cosme e Damião eram irmãos gêmeos que viraram mártires em nome de Cristo. Juntamente com o evangelista São Lucas, eles são venerados como padroeiros dos médicos - afinal, os três eram médicos de fato.

Nascidos em Aegeae, atualmente chamada de Yumurtalık, na Turquia, eles tinham outros 3 irmãos: Antimo, Leôncio e Euprépio. O pai também tinha sido mártir durante uma das perseguições aos cristãos promovidas pelo imperador Diocleciano. A mãe, Teodata, é venerada como santa na Igreja Ortodoxa.

Os gêmeos estudaram Ciências na Síria, onde também fizeram sua formação em medicina. Exerceram a profissão em Aegeae, onde alcançaram grande reputação por curarem enfermos não só com seus conhecimentos, mas também através de milagres promovidos por suas orações.

O povo do Oriente chamava Cosme e Damião de “não cobradores”, já que eles atendiam os doentes pobres sem cobrar nada. Entretanto, em vez de cobrar, faziam um pedido que surpreendia a muitos: pediam que os pacientes lhes permitissem falar um pouco sobre Jesus Cristo.

Essa prática, porém, começou a incomodar o governador da Cilícia, Lísias, que tentou fazê-los parar de pregar o Evangelho. Não conseguiu. Vendo que eles perseveravam no testemunho da sua fé, mandou jogá-los no mar, mas uma enorme onda os devolveu à praia sãos e salvos. Em nova tentativa, Lísias mandou que os dois gêmeos fossem queimados vivos, mas as chamas, em vez de tocá-los, se voltaram para os carrascos pagãos que os torturavam.

Os irmãos médicos foram finalmente decapitados, abraçando heroicamente o martírio em nome de Jesus Cristo.

Junto ao seu túmulo começaram a acontecer curas milagrosas que beneficiaram o próprio imperador Justiniano, de Constantinopla: depois de recorrer aos dois mártires, ele se viu inexplicavelmente curado de uma grave enfermidade que os médicos não tinham conseguido tratar.

A festa litúrgica de São Cosme e Damião é celebrada pela Igreja no dia 26 de setembro.

Fonte: https://pt.aleteia.org/2019/09/26/2-medicos-santos-atendiam-os-pobres-de-graca-mas-pediam-algo-surpreendente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF