Translate

domingo, 8 de outubro de 2017

“Aquele que vai nascer tem direito à vida, a desenvolver-se com qualidade e poder se tornar um ser humano integral”, afirmou bispo

Neste domingo, 08 de outubro, a Igreja do Brasil celebra o Dia do Nascituro. A data é dedicada ao ser humano quando ainda é um embrião em estágio intra-uterino; e marca o encerramento da Semana Nacional da Vida, celebrada entre os dias 1º e 7 de outubro.

O Dia do Nascituro, assim como a Semana Nacional da Vida, foi aprovado e constituído durante a Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, em agosto de 2005, em Itaici (SP).
O objetivo é ressaltar o valor sagrado da vida humana, além de criar uma mentalidade de respeito e de defesa da dignidade da pessoa humana. Direito que deve ser respeitado mesmo antes do nascimento, como enfatizou o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CNPF) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Bosco Barbosa de Sousa.
“Aquele que vai nascer, o nascituro, tem o seu direito à vida, não só o direito de viver, mas desenvolver-se com qualidade e poder se tornar um ser humano integral”, afirmou dom João Bosco.
Este ano, em consonância com o Ano Mariano, as celebrações pelo Dia do Nascituro e a pela Semana Nacional da Vida trazem o tema: “Bendito é o fruto do teu ventre”. A temática, segundo o presidente da CNPF, apresenta a reflexão sobre a importância do papel de Maria, que fez de tudo para proteger a sua gestação e dar a luz ao filho de Deus, como cita dom João.
“Assim, existem muitas mulheres que trazem no seu ventre também os seus nascituros, os seus filhos que vão nascer, e aí está um ponto de partida para a gente compreender toda a sacralidade da vida. A vida é sagrada nas suas diversas etapas e deve ser defendida desde o momento da concepção”, completou o bispo.
A Arquidiocese de Brasília convida as (arqui) dioceses a saírem, neste dia, bem como nos demais dias da Semana da Vida, em missão a favor da vida e a realizarem atividades de reflexão e formação para a sociedade, com objetivo de propor a sociedade debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.
Para ajudar na vivência deste período, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), produziu o “Hora da Vida”, que assim como as celebrações citadas, tem como tema: “Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42), em consenso com o Ano Mariano, instituído pela CNBB.
O impresso é um subsídio criado para animar as comunidades para um encontro e partilha sobre valores cristãos, que guiam as famílias e os promotores da vida na evangelização e transformação da sociedade a favor da vida.
Além de trazer reflexões sobre a celebração da vida, dividida em 7 encontros, a cartilha também apresenta a “Celebração da Vida”, para ser realizada no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, e a bênção para o momento do parto.
O livreto custa R$3,00 e pode ser encontrado na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar ou ser adquirido pelo telefone, no número: (61) 3443 2900 ou pelo email: vendas@cnpf.org.br  ou ainda pelo site: www.lojacnpf.org.br.
Não fique fora dessa comemoração!
Celebre a vida em sua comunidade!


Informação:
Pastoral da Família
email:pastoralfamiliarbrasilia@gmail.com
Facebook: https://pt-br.facebook.com/pastoralfamiliardebrasilia/

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Endereço: SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” - BRASÍLIA – DF
Telefone:(61) 2103-8300 - Fax:(61) 2103-8303            

Por Gislene Ribeiro
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF