Translate

domingo, 1 de outubro de 2017

Outubro, o Mês Missionário

Outubro é o Mês das Missões. Tempo de testemunhar o amor de Cristo, anunciando o Evangelho e levando a salvação às pessoas em todas as partes do mundo.

Este também é o mês do Santo Rosário, o que nos convida para uma profunda reflexão sobre a importância da oração do Rosário e da devoção mariana, como sustento da ação missionária - uma vez que Maria deu a vida a Cristo, formou missionários e deu seguimento a obra do filho.
Contudo, João Batista é considerado o primeiro missionário, porque foi ele quem apresentou Jesus, começando a missão missionária do evangelho.
Pelos 21 séculos seguintes, após o nascimento e morte de Jesus, milhares de ''Joãos'' e ''Marias'' passaram pela terra propagando o nome de Deus e a Boa Nova, até alcançarem os cristãos de hoje.
A Igreja do mundo, então, trabalha para que essa divulgação nunca deixe de acontecer. O intuito é conscientizar os fieis para a responsabilidade primária, como cristão batizado, que é manter viva a chama missionária da Igreja, propagando o nome de Jesus às próximas gerações, até os confins da terra, até o fim dos tempos.
Durante este período, as paróquias são convidadas a realizarem atividades que motivem e incentivem o espírito de solidariedade e evangelização nos fieis.
Para ajudar neste trabalho de despertar missionário, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem durante todo o mês de outubro a Campanha Missionária (CM), com o tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e lema: “Juntos na missão permanente”.
De acordo com a POM, a Campanha Missionária de 2017 foi inspirada na missão de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações, e traz, a cada um de nós, o convite para rezarmos e meditarmos sobre a nossa missão no mundo.
A campanha também tem a intenção de contribuir com reflexões e atividades pastorais durante este período através de subsídios, produzidos também pela própria POM.
O subsídio é composto por cartaz com o tema e o lema; livrinho da Novena Missionária; a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões; uma oração missionária; um DVD com testemunhos missionários; orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro; envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões; e um marcador de páginas.
A novidade é que, este ano, o cartaz e outros materiais da Campanha trazem o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet).
Depois, ao direcionar o aparelho para o cartaz é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.
Mas para quem não tiver o aplicativo, é possível baixar tudo na página da POM, clicando aqui
Vale ressaltar que o ápice da campanha será no penúltimo domingo do mês, dia 22, com a celebração do Dia Mundial das Missões, quando serão realizadas coleta em todas as (Arqui) Dioceses. A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos.

De acordo com a POM, "o dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil será revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais e assistência aos missionários em todo o mundo".
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF