Translate

quinta-feira, 24 de março de 2011

Seminário Redemptoris Mater de São Paulo

Arquidiocese institui seminário missionário internacional

Da redação (O São Paulo/Arquidiocese de São Paulo)

A Arquidiocese de São Paulo celebrou um marco em sua história evangelizadora com a instituição do Seminário Missionário Arquidiocesano Internacional Redemptoris Mater “São Paulo Apóstolo. A oficialização aconteceu durante a celebração eucarística da solenidade de São José, neste sábado (19), na Catedral da Sé.
A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer e concelebrada pelos bispos auxiliares, dom Tomé Ferreira da Silva, dom Edmar Peron, do Joaquim Justino Carreira e o bispo emérito de Campo Limpo, dom Emílio Pignoli, além de padres da arquidiocese de São Paulo e do Caminho Neocatecumental, movimento responsável pela formação deste seminário pelo mundo.
O novo seminário é voltado para a formação de sacerdotes do clero secular, isto é, não ligados à ordem ou congregações religiosas, porém é totalmente direcionado para a formação missionária. Este é o segundo a ser instalado no Brasil. O primeiro fica em Brasília.
De acordo com os estatutos do Redemptoris Mater, os alunos deste seminário recebem a mesma formação teológica de outros seminários da diocese onde são instalados. Fazem um ano de pastoral na paróquia como diáconos e dois anos na diocese onde são incardinados como presbíteros antes que o bispo local possa enviá-los em missão.
Padre José Folqué, responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil, ressaltou que os seminários missionários Redemptoris Mater “são um dos frutos mais importantes da renovação conciliar. “Uma realidade completamente nova, desejada pelo Concílio Vaticano 2º, afirmou, citando o decreto Presbyterorum Ordinis que diz:
“Lembrem-se os presbíteros que a eles incumbe a solicitude por todas as igrejas... E onde isso for necessário (por falta de clero), facilite-se não apenas uma adequada distribuição de Presbíteros, mas também a atuação de iniciativas peculiares em favor de certas regiões ou nações ou também de todo o mundo. Para tal fim poderão ser criados utilmente, certos Seminários Internacionais, para o bem de toda a Igreja, segundo normas a serem estabelecidas, e resguardando os direitos do Ordinário do lugar”
Ainda de acordo com o padre José, com a assinatura do decreto de ereção deste seminário, a Arquidiocese de São Paulo se une ao desejo urgente da Igreja de sair em missão. “Que os novos presbíteros missionários nascidos neste seminário sejam uma fonte de bênção para a nossa Arquidiocese e para a toda a Igreja um empenho sempre renovado da nova evangelização”, completou.
Padre José Francisco Vitta, mais conhecido como padre Kico, é o primeiro reitor do novo seminário. Ele explicou que esse seminário, foi muito querido por dom Odilo por ter esta índole missionária. O reitor ainda ressaltou que trata-se de um seminário arquidiocesano, ou seja, estreitamente ligado à Igreja local e ao arcebispo, porém internacional e missionário. “Já são 78 seminários como esse pelo mundo, que dão frutos muito sólidos de evangelização”, disse.
Na homilia, dom Odilo ressaltou a solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, e patrono universal da Igreja, chamando a atenção para a o fato de Deus ter conferido a José as primícias da Igreja na Sagrada Família de Nazaré.
Ao falar sobre a instituição do novo seminário, o arcebispo destacou que o ato marca a história da Arquidiocese e da Igreja do Brasil. Ele lembrou que o papa Bento 16 tem uma preocupação especial com a nova evangelização, sobretudo na Europa, Oriente Médio e norte da África, onde a Igreja começou a se expandir. “A Igreja hoje está preocupada para que a boa nova se espalhe por todo o mundo, mas refloresça também nos lugares da primeira evangelização”, salientou.
Dom Odilo também fez referência à 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, realizada em Aparecida (SP), em 2007, cujo tema era “Discípulos e missionários de Jesus Cristo”.
Por fim, o cardeal pediu para que toda a comunidade arquidiocesana apóie o novo seminário. “O apoio da oração, da espiritualidade e testemunho de fé. O apoio concreto para que este seminário possa se sustentar”.
A maioria dos candidatos deste seminário provém das comunidades neocatecumenais. Este da Arquidiocese já conta com oito rapazes (dois italianos, um espanhol, um de El Salvador, um da Colômbia, dois brasileiros). Um deles é Túlio Felipe de Paiva, 21 anos, natural da cidade de Assis (SP). Ele contou que quando tinha 13 anos, teve contato com seminaristas do Redemptoris Mater de Brasília em peregrinação a sua cidade. “Ver o entusiasmo desses seminaristas me fez perceber que é possível ser feliz sendo sacerdote”, explicou. Quanto à decisão de optar por um seminário missionário, o jovem afirmou que o exemplo de seus catequistas o inspirou a sair em missão para anunciar o Evangelho a quem ainda não conhece Jesus Cristo. “Não posso escutar a Palavra de Deus e ficar com ela apenas para mim. Há muitas pessoas que necessitam escutar essa Palavra”.
No final da celebração, dom Odilo abençoou e enviou o reitor e os seminaristas que formam a primeira comunidade formativa do Redemptoris Mater “São Paulo Apóstolo”.

(Fotos: Luciney Martins)

Um comentário:

  1. Animo muchachos, juntos con Cristo para la nueva evangelización.

    ResponderExcluir

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF