Translate

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entrevista com Kiko Arguello

OS BONS FRUTOS DO CAMINHO NEOCATECUMENAL


Entrevista a Kiko Arguello, fundador do movimento, logo após a audiência com o Papa

Por Salvatore Cernuzio
ROMA, sexta-feira, 20 janeiro, 2012 (ZENIT.org) – Nos acolhe com a sua típica maneira entusiasta e carismática, Kiko Arguello, fundador do Caminho Neocatecumenal, em um hotel a poucos metros de São Pedro, num clima tão agradável que parece tudo, menos uma uma entrevista, parece um simples bate-papo.
Com a alegria ainda nos olhos e no coração pelo encontro com o Santo Padre na Sala Paulo VI,  Kiko concede à ZENIT uma outra breve entrevista para dar graças a Deus pela maravilhosa história que está fazendo com este caminho de iniciação cristã e comentar o evento de hoje.
*********
Kiko, começamos com uma simples pergunta: como foi a reunião desta manhã?
Kiko: Fantástica! Foi realmente maravilhoso o fato de terem sido confirmadas as celebrações que marcam todas as etapas da gestação cristã que o Caminho construiu.
Esperamos este momento e, finalmente, a Igreja confirmou o Caminho Neocatecumenal como iniciação cristã, na sua doutrina, nas liturgias e nas etapas. É importantíssimo, acima de tudo, o fato de que o Papa reiterou que as comunidades possam celebrar as missas dominicais por comunidade.
É um fato sociológico de imensa importância que quer dizer que a pequena comunidade é a salvação para a Nova Evangelização. A Eucaristia, na verdade, cria e forma a comunidade cristã, a solidifica, a une.
E no que diz respeito à missio ad gentes? 
Kiko: A missio ad gentes é também uma pequena comunidade no meio de pessoas completamente pagãs ou distantes da Igreja. O que nós vemos é que essas pessoas são atraídas por "pequenas comunidades" representadas pelas famílias em missão, são surpreendidas pelo amor que elas mostram aos outros e entre si. Se deixam catequizar nas suas casas e se tornam, depois, elas mesmas uma pequena comunidade. 
Finalmente, Kiko, tem alguma coisa que gostaria de dizer para todos aqueles que fazem parte do Caminho Neocatecumenal, mas também para todos os cristãos?
Kiko:
 Sim, quero desejar-lhes algo simples: encontrar a Cristo e encontrar, portanto, a verdadeira vida que conduz à vida eterna. Espero que todos possam se encontrar realmente com Jesus Cristo, porque Ele te dá a sua natureza e a sua vida imortal e isto te muda completamente a existência, te ajuda e te prepara.
[Tradução Thácio Siqueira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF