Translate

terça-feira, 22 de setembro de 2015

América 2015: Filadélfia começa a celebrar Encontro Mundial das Famílias

Francisco vai presidir às cerimônias conclusivas da iniciativa, com participação prevista de mais de um milhão de pessoas.
O programa oficial inicia-se com um congresso temático que se prolonga até sexta-feira, seguindo-se dias de oração e encontro com Francisco, em volta do tema ‘O amor é a nossa missão: a família plenamente viva’.
Francisco enviou uma mensagem à cidade norte-americana de Filadélfia, antes da sua viagem: “Anseio cumprimentar os peregrinos e o povo de Filadélfia quando ali for para o Encontro Mundial das Famílias”.
“Estarei lá porque vós estareis lá. Vemo-nos em Filadélfia”, acrescentou, em inglês.
O Papa vai presidir às cerimónias conclusivas do 8.º Encontro Mundial das Famílias, na noite de sábado e no domingo, perante uma multidão estimada em 1,5 milhões de pessoas.
Os dados foram avançados pelos responsáveis do Conselho Pontifício da Família (CPF), da Santa Sé, e da Arquidiocese de Filadélfia.
D. Vincenzo Paglia, presidente do CPF, disse que ninguém está “excluído” deste grande encontro de famílias, o qual acontece uma semana antes do início do Sínodo dos Bispos, sobre o tema ‘A Vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo’ (4-25 de outubro, no Vaticano).
Filadélfia, “cidade-pátria da independência americana”, vai ser a “capital da família”, não como “ideologia”, mas como “famílias” falando de si próprias, de forma “concreta”, sublinhou o arcebispo italiano.
No congresso prévio, com participação de 17 mil e 500 pessoas de mais de 100 países, incluindo Portugal - a maior de sempre -, vão ser apresentadas investigações que sublinham o papel central das famílias na sociedade, como o seu principal “recurso” e um “bem da humanidade”.
D. Charles Joseph Chaput, arcebispo de Filadélfia, assinalou que os conferencistas convidados incluem vários não católicos, como sinal de que a iniciativa está aberta “ao mundo”.
O responsável adiantou que o encontro mundial tem um orçamento de 45 milhões de dólares, que chegam através de donativos, para garantir a segurança dos participantes e a limpeza dos espaços, para além de oferecer bolsas a todas as dioceses do México e a cada conferência episcopal latino-americana, bem como às dioceses pobres dos Estados Unidos da América e Canadá.
Na noite de sábado, o Encontro Mundial das Famílias vai celebrar um “festival intercultural”, com a presença confirmada da norte-americana Aretha Franklin, do cantor colombiano Juanes e do tenor italiano Andrea Bocelli.

OC
Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF