Translate

segunda-feira, 8 de março de 2010

A CRUZ DE BRONZE DO CAMINHO NEOCATECUMENAL

A Cruz de Caminho Neocatecumenal | Luiz Carrara

A CRUZ DE BRONZE DAS CELEBRAÇÕES (Pode ser usada nas entradas de celebrações especiais).
CRUZ PROCESSIONAL GLORIOSA

Esta cruz foi idealizada e esculpida por KIKO ARGUELLES, iniciador das comunidades neocatecumenais.

Em qualquer celebração da Palavra ou da Eucaristia, seja de uma comunidade reduzida, seja de uma grande Igreja, vale por uma catequese. Vejamos:

1 – Lembra que o Filho de Deus é o Presidente da celebração. Por isto, deve sempre ser colocada em local de destaque, de honra, de maneira que possa ser vista por todos.

2 – O Corpo de Cristo está esculpido como um vencedor, vivo. Jesus aí está de cabeça erguida, braços retos e pernas firmes, glorioso, majestoso. Isto porque não adoramos um morto, mas um Vivo, Ressuscitado, vencedor da morte e do pecado. Deus o colocou ao seu lado como Kyrios, o Senhor dos céus e da terra.

3 – Os raios são o SHEKINÁ, a glória do Senhor. São, também, o KERIGMA, Cristo morreu para sepultar os nossos pecados e ressuscitou para nos tornar Filhos de Deus, capazes de não pecar e de galgar aos céus. Esta glória deve se irradiar por toda a terra. Esta alegria PASCAL dá origem ao DOMINGO, Dia-do-Senhor, celebrada sempre na Missa, que é a BERACAH, EUCARISTIA, DAIENU, reconhecimento, gratidão, ação de graças, bendição que celebra as maravilhas de Deus, o MAGNIFICAT, cf 1Co 14,16ss. .

4 – O pequeno cinto de corda lembra o sacrifício de Isaac em que este teria dito a Abraão: “Meu pai, AKEDÁ, ata-me forte para que eu não resista”, como se pode ler no TALMUDE (coleção de tradições rabínicas interpretativas da lei de Moisés). Da mesma forma, o cinto lembra Mt 26,42; 6,10 em Cristo diz ao Pai que aceite o cálice que lhe foi destinado.

5 – Cristo, tendo sido crucificado, em extrema humilhação, tudo rejeitou para cumprir a vontade do Pai, a única força de salvação. Portanto o SHEMÁ, na cruz, está verdadeiramente cumprido (Dt 6, 4-9). Cristo gravou as palavras do SHEMÁ em seu próprio corpo, pelas suas preciosíssimas chagas e pelas marcas da coroa de espinhos.

6 – MERCABÁ, o carro de fogo (Rs 2, 11 – 12), cujas rodas se orientam para todos os lados, são os quatro símbolos que se encontram nas extremidades da Cruz representando os evangelistas e o Evangelho: BOA-NOTÍCIA: “ Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura”. Eis a missão divina dos ministros de Deus, portadores do Evangelho. Espalhar por toda a terra a doutrina da salvação. Todo o que crer em Jesus Cristo não será confundido. Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como invocarão Aquele que não conhecem? Como crerão n’Aquele de quem não ouviram falar? Como ouvirão sem quem lhes pregue? Felizes daqueles que foram chamados a cooperar na grande missão de difundir a fé entre seus semelhantes: Bem-aventurados os que evangelizam a PAZ os que anunciam a salvação: A IGREJA é essencialmente missionária (LUMEN GENTIUM), isto é, voltada para fora de si. Pela PALAVRA e pelo TESTEMUNHO, sinal de amor e unidade da dimensão da cruz (Sal-Luz-Fermento).
Cruz de parede | Luiz Carrara
As quatro figuras têm as seguintes explicações:

HOMEM – Figura de Mateus, que inicia seu Evangelho pela pessoa de Jesus.

LEÃO – Figura de Marcos, cujo Evangelho fala da Voz-que-clama-do-deserto.

TOURO – Figura de Lucas, cujo Evangelho conta a História do Sacrifício.

ÁGUIA – Figura de João, porque seu Evangelho é considerado vôo nas alturas teológicas.

A Glória de Deus só se manifestou plenamente no SENHOR JESUS, na CRUZ DE JESUS, que é levada a todo o mundo pela pregação evangélica.

7 – A Mulher, entre o globo e a cruz, pode ser entendida tanto como Maria Santíssima ou como a Igreja. Ambas são medianeiras entre nós, (homens todos da terra, Igreja Universal, comunidade paroquial, comunidade neocatecumenal) e Jesus Salvador, o Pai e o Divino Espírito Santo.

8 – Todo este mistério se faz presente no mundo representado pelo globo no alto da haste.

9 – Em baixo temos as serpentes pequenas, lembrando as “serpentes abrasadoras” do deserto (Nm 21, 6 – 9) que representam o tentador, o insuflador do pecado. Moisés, por ordem de Deus, ergue a serpente de bronze que cura aqueles que a contemplam. Isto é figura, de modo claríssimo, de que quem olha para o alto, para Jesus, tem a VIDA. Por este motivo, temos a longa haste.

10 – Muitas outras meditações e citações bíblicas poderão ser lembradas pelo fiel admirador desta preciosa peça litúrgica.

Pode-se, também, lembrar a nossa cruz de todos os dias que deve ser apensada à CRUZ DE CRISTO, coluna do universo, árvore da vida. Feliz aquele que tem a cruz porque foi ela que abriu a porta do céu.

Observação: .Material: latão polido com verniz protetor. Altura: 230 cm. Portanto, pode ser polida por preparados químicos ou abrasivos. O modelo inicial veio ao Brasil pelos catequistas Pe. Ângelo e Pe. Juanito. Construída com a autorização e orientações dos responsáveis pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil.

Fabricante no Brasil: Luiz Carrara
Rua Araguaia, 38 | Bairro Canindé

CEP 03034-000 | São Paulo | SP

Tel.: (11) 3228-6577

WhatsApp.: (11) 99997-7595

Fonte: https://www.comunidadeicaminhoneocatecumenal.com/

14 comentários:

  1. Sou de uma comunidade no interior do Paraná e quero saber onde compar a cruz do caminho
    Geraldo Ribeiro
    44 3446-1002 ou jgeraldomr@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a Paz contigo!

    como entro em contato com o Sr. Laerte Freitas ?

    luizsalmista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de ter informações de como adquirir.

    meu e-mail: felipe.limapx@yahoo.com.br

    Que a Paz de Cristo Ressuscitado e Vitorioso esteja convosco!

    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de obter informações de como adquirir a cruz.
    Meu e-mail: felipe.limapx@yahoo.com.br
    A Paz de Cristo.
    Att,
    Arthur Santos

    ResponderExcluir
  5. A Paz de Cristo Ressuscitado estejam com todos.
    Sou de São Carlos-SP e a Cruz agora quem está fazendo e um senhor chamado Cláudio R. Mattos.
    FUNDIPPEL, Av. Ray Wesley Herrick, 1011 - Jd. Jockey Club, tel/fax (16) 3361-4625 / (16) 99783-8588.

    Um abraço e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  6. Como quase tudo no Caminho, existe uma catequese sobre a cruz de bronze, se não estou equivocado baseada em um trecho do profeta Ezequiel. Alguém teria essa catequese (em áudio ou texto) que pudesse me repassar?
    Meu e-mail é jjackson@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Todos os símbolos do caminho neo-catecumenal merecem e devem ser estudados. Também é uma forma de oração alinhada com quem desenvolve os símbolos na maioria o nosso queridio Kiko.
    Quem puider visite a nova igreja em SANTO ANDRÉ próximo do barreiro em PORTUGAL (uns 30 km de Lisboa de carro mas também atravessando o rio tejo de barco são só uns minutos e depois mais 10 minutos a pé e podem disfrutar e ir rezar a esta magnífica obra arquitetural do nosso tempo. Uma verdadeira homenagem ao caminho não só pela forma circular,pia batismal com tanque batismal bem como todos os paineis de pintura com verdadeiro significado de fé em CRISTO nosso rei.Manuel Marcos -PORTUGAL

    ResponderExcluir
  8. Tbm qro a catequese sobre a cruz. Quem tiver pode me emvyen por e-mail: rubenstadeumota@gmail.com
    Outra questão,tbm qro saber onde posso comprar a cruz?? Sou da comunidade do caminho em Porto Velho/Rondônia

    ResponderExcluir
  9. Bom dia TB gostaria de receber a catequese da cruz

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a paz de Cristo
    Nos dias de hoje como e onde posso adquirir a cruz pequena de mesa que seja idêntica à grande processional??

    ResponderExcluir
  11. Sou de Terra Roxa pr é minha comunidade quer adquirir uma cruz, como faço pra orçar. 44988199935

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, a paz contigo. Gostaria de saber qual o valor é com faço para obter a cruz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Valor: em torno de R$ 2.000,00.
      Luiz Carrara - WhatsApp Tel.: (11) 3228-6577

      Excluir

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF