Translate

terça-feira, 7 de novembro de 2023

O Senhorio de Cristo no Tempo (3/4)

A guerra e as tréguas (30Giorni)

Arquivo 30Dias – 11/2003

O Senhorio de Cristo no Tempo3

No curto espaço de tempo que vai desde a ascensão de Jesus Cristo ao céu até seu retorno glorioso, a vitória do Senhor já está manifestada neste mundo. Reconstituamos os ensaios sobre o Apocalipse de Heinrich Schlier vinte e cinco anos após a morte do grande exegeta bávaro.

por Lorenzo Cappelletti

A guerra e as tréguas

Desta fúria, desta guerra que, por mais fútil, “não terá fim na terra” ibid ., p. 89), os santos, isto é, “aqueles que observam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” ( Ap 12,17), “são o inimigo final” ( FT , p. 89).

Isto é muito estranho, escreve Schlier, porque se trata de “homenzinhos sitiados” ( RNT , p. 474); «zombado pela inteligência do Estado mundial» ( ibid ., p. 475); quase sempre derrotada: à besta “é dado o poder de fazer guerra aos santos e de vencê-los”, lemos em Ap 13,7; “submetido a grandes tentações, fraquezas e fracassos” ( FT , p. 89); «poucos» ( ibid. ), tanto que, escreve Schlier, «o corpo de Cristo na verdade já não terá lugar» ( TC , p. 40), ou, alhures, que «já não será possível falar de um mundo cristão, mas apenas de santos e testemunhas dispersos" ( RNT , p. 273). «Quantos há que aceitarão receber vida de Cristo e, em obediência, ser guiados e instruídos por Ele, ninguém sabe disso. Mas o Novo Testamento parece indicar uma coisa. Quanto mais se aproximarem as coisas do fim cujo momento não pode ser conhecido, ou seja, se aproximarem mais rapidamente da revelação definitiva do senhorio de Cristo, menor e mais insignificante será o número daqueles que aceitarão que Cristo é o Senhor. " (FT , pág. 72).

Com tudo isto, “ameaçam abertamente o deus estabelecido do império universal, fazem-no sentir a sua fragilidade e lembram-lhe o seu prazo” ( ibid ., p. 89), partindo também do facto de “também existirem tréguas no situação em que se encontram os crentes e a humanidade em geral” ( RNT , p. 478), ou seja, que a vitória da besta nunca é completa: “A vitória na terra sempre recai aproximadamente, mas não completamente, sobre a besta” ( ibid . , pág. 475). Na verdade, não é a besta, mas eles, enquanto vivem da vitória de Jesus Cristo, são testemunhas de uma vitória irreversível. «A vitória de Jesus Cristo, com a qual se quebra a arbitrariedade da história que gera trevas e destruição, pressiona também a própria história com as pessoas que vivem desta vitória e para esta vitória, e que assim a testemunham. É notável que nas visões do vidente a Igreja seja apresentada, em última análise, como nada mais do que uma Igreja de testemunhas e a sua ação como testemunha” ( ibid ., p. 468). No entanto, essas pessoas, nem mesmo como testemunhas, são “sem mácula” ( ibid .). Os membros das sete comunidades da Ásia, que representam toda a Igreja, podem estar «“mortos” em parte» ( ibid .), mas «também se convertem quando caem e falham. E assim são testemunhas da vitória de Jesus” ( ibid .). Com efeito, segundo a icónica definição do conceito de testemunho de Dom Giussani, contida precisamente naquele texto citado no início (p. 346), consiste em «tornar Cristo presente através da mudança que Ele realiza em nós».)

Fé, vigilância, paciência, esperança, louvor

Quais são, neste pouco tempo que resta, as características do testemunho, ou melhor, da mudança que o próprio Cristo realiza nas testemunhas? Em seus escritos sobre o Apocalipse , Schlier os lista em número e ordem que nem sempre são iguais e sublinha ora um, ora outro, ainda que sempre se destaquem a vigilância e a paciência. Tomemos como válida a lista contida na RNT (p. 479), onde se diz que, embora não possamos “mudar e reverter o curso das coisas como um todo”, podemos e devemos “viver em liberdade, e já ser, muito além e acima dela, ao lado da vitória de Cristo com fé, discernimento, vigilância, paciência, esperança e ação de graças”. Como se verá, os movimentos da besta tentam contradizer ponto por ponto o “estar ao lado” ( ibid. ), ou a “vivência da vitória de Cristo” ( ibid ., p. 468).

1) A primeira característica é permanecer fiel ao nome de Cristo: «“E vós permanecestes fiéis ao meu nome e não negastes a minha fé” ( Ap 2,13). “Apenas permaneça fiel ao que você tem até que eu volte” ( Ap 2:25). O que eles têm? Juntamente com a fé, o testemunho do Senhor e do seu Espírito e da sua profecia. Nesta história, a fidelidade, a fidelidade inabalável a Deus e ao Senhor tem uma importância decisiva” ( RNT , p. 480). A fé é, portanto, “firmeza perseverante”, “permanecer”, “permanecer”, “manter” (ver FT , pp. 91-93).

2) Ao lado da firmeza perseverante está a vigilância (isto é, a sobriedade), que é “estar pronto interna e externamente para o futuro do Senhor” ( RNT , p. 480). Nele, Schlier também inclui insights. “Estar sóbrio significa ver e aceitar as coisas como elas são” ( FT , p. 92). Numa página que nos parece muito atual (poderíamos compará-la com algumas passagens da recente Guerra de Alberto Asor Rosa), Schlier desvenda o problema: «Diariamente diante da extrema possibilidade da história, isto é, do amor de Cristo , que, oculto mas real, faz ouvir o seu apelo na história que o combate, abandonaremos todas as ilusões em relação à história. Não sonharemos mais em poder planejar, organizar e orientar o seu desenvolvimento. E isto não só porque a história, mesmo na esfera mais limitada da vida, é muitas vezes inescrutável, mas porque a sua reivindicação concreta é tão grande de tempos em tempos e tão difícil de implementar, que quem a intui gasta tempo, desejo e capacidade para fazê-lo. há algo mais nele além de viver o momento presente, viver o momento presente oferecido nele do futuro do amor de Deus" ( TC, pág. 438).

E por outro lado “estar sóbrio significa distinguir” ( FT , p. 93). “Nada é tão difícil nesta história como distinguir Jesus Cristo do anticristo todos os dias” ( RNT , p. 480). Nesta história que tudo imita, o instinto espiritual deve antes permitir “examinar e fazer diferenças” ( ibid .).

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF