Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bento XVI destaca missão do Caminho Neocatecumenal

Bento XVI destaca missão universal do Caminho Neocatecumenal

Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011, 17h11

Nicole Melhado
Da Redação, com Rádio Vaticano

“original contribuição” que o Caminho Neocatecumenal fornece à causa da nova evangelização e a importância de sua “profunda comunhão com os Pastores” foram aspectos enfatizados pelo Papa Bento XVI durante a audiência com os fundadores Kiko Arguello e Cármen Hernandez e os milhares de membros do Caminho Neocatecumenal nesta segunda-feira, 17 na Sala Paulo VI.
O Pontífice recordou que há mais de 40 anos “o Caminho Neocatecumental contribui para reavivar e consolidar nas dioceses e nas paróquias a Iniciação Cristã”. Um dom de Deus a favor da sua Igreja que se se coloca “a serviço do bispo como uma das modalidades de concretização diocesana da iniciação cristã e da educação permanente na fé”.
Bento XVI se alegrou com a aprovação definitiva, em 2008, do Estatuto do Caminho Neocatecumenal, assim como, recentemente, do “Diretório Catequístico”, pressupostos para uma nova confirmação e envio da parte do Sucessor de Pedro.
“O Senhor confirma hoje e vos confia novamente este precioso instrumento que é o Caminho, de modo que possais, em filial obediência à Santa Sé e aos Pastores da Igreja, contribuir, com novo impulso e ardor, à redescoberta radical e feliz das riquezas do Batismo, oferecendo a vossa contribuição original à causa da nova evangelização”, disse o Papa.
Para o Santo Padre, a Igreja reconheceu no Caminho Neocatecumental um particular dom suscitado pelo Espírito Santo. “Como tal, ele tende naturalmente a se inserir na grande harmonia do Corpo eclesial. Exorto-vos a procurar sempre uma profunda comunhão com os Pastores e com todas as componentes das Igrejas particulares e dos contextos eclesiais, bastante diversificados, em que sois chamados a atuar”, aconselhou.
O Papa destacou ainda que a “comunhão fraterna entre os discípulos de Jesus” constitui “o primeiro e maior testemunho”. Ele recordou as mais de 200 novas famílias neocatecumenais que partem em missão em 13 novas Missões ad gentes em diferentes países da Europa (Alemanha, Áustria, França, Hungria, Macedônia, Suécia, Ucrânia), e ainda na América Latina (Venezuela).
Aos reitores dos Seminários Redemptoris Mater, o Santo Padre dirigiu uma exortação à fidelidade no exercício do ministério. O Papa concluiu confiando à Nossa Senhora o presente e o futuro do Caminho: “Que a Bem-aventurada Virgem Maria, que inspirou o vosso Caminho e vos deu a família de Nazaré como modelo das vossas comunidades, vos conceda viver a vossa fé em humildade, simplicidade e louvor, interceda por todos vós e vos acompanhe na vossa missão”, finalizou.

Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF