Translate

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Aproxima-se o Natal do Cristo Senhor

Veritatis Splendor
Dos Sermões de São Máximo de Turim, bispo.
     Ainda que eu me calasse, irmãos, lembra-nos o tempo que o Natal do Cristo Senhor se aproxima, pois a brevidade dos dias se adianta à minha pregação. Justamente por suas aflições o mundo manifesta que se aproxima algo que o tornará melhor, e deseja ardentemente que o resplendor de um sol mais luminoso ilumine suas trevas.
     Receando que o seu curso se encerre com a brevidade das horas, espera, de certo modo, que o ano se renove. Essa expectativa da criação também nos leva a esperar que o Cristo, novo sol, ilumine com o seu nascimento as trevas dos nossos pecados. E que, como sol de justiça, pelo poder do seu Natal, ponha fim à longa noite dos nossos delitos, não permitindo que o curso de nossa vida termine com uma brevidade funesta, mas se prolongue ao contrário pela força de sua graça.
     Conhecendo, pois, o Natal do Senhor, que até o mundo nos indica, façamos também nós o que ele costuma fazer: assim como nesse dia ele prolonga sua luz, aumentemos também nossa santidade; assim como a luz desse dia é comum aos pobres e ricos, também a nossa liberalidade seja comum aos peregrinos e indigentes; e assim como o mundo começa então repelir a escuridão de suas noites, extirpemos também nós as trevas da nossa avareza.
     Irmãos, ornemo-nos de vestes puras e brilhantes para celebrar o Natal do Senhor! Refiro-me às vestes da alma e não às do corpo. Cuidemos não das vestimentas de seda, mas das boas obras! As vestes limpas podem cobrir o corpo, mas não ornar a consciência, e nada há de mais vergonhoso do que caminhar com vestes limpas, mas com sentimentos impuros. Purifiquemos primeiro os nossos afetos, antes de enfeitarmos a nossa aparência. Lavemos nossas manchas espirituais, para que refuljam em nós as vestes refulgentes, se tivermos a alma manchada pelo pecado. Quando a consciência  está nas trevas, todo o corpo é obscuro. Temos  com o que purificar nossa consciência de suas manchas, pois está escrito: Dai esmola e tudo ficará puro para vós (Lc 11, 41). Bom é o preceito da esmola, pelo qual purificamos o coração trabalhando com as mãos.
(Sermo 61a. 1-3: CCL 23, 249.250-251)
Lecionário Bíblico Bienal (Advento e Natal)
Centro Neocatecumenal Arquidiocesano Brasília - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF