Translate

domingo, 3 de dezembro de 2017

Advento: Tempo de preparação para o Natal do Senhor

A Igreja dará início neste domingo, dia 03, ao novo tempo litúrgico, Ano B, e assim, ao Advento, que corresponde às quatro semanas antes do Natal, período em que os cristãos se preparam alegremente para a solenidade do Nascimento de Jesus Cristo e também se enche de expectativa para a segunda vinda do Cristo, a parusia.

A palavra Advento vem do latim adventum e significa vinda ou chegada.  Este período tem início sempre no domingo seguinte a Solenidade de Cristo Rei e segue até o último domingo antes do Natal.
Nas duas primeiras semanas, somos convidados a recordar os textos da segunda vinda de Cristo onde o tema é o da vigilância e atenção ao “Dia do Senhor”. Já nas duas últimas semanas, os textos se voltam para a vinda histórica de Cristo nos convidando as alegrias do Natal.
Esse tempo litúrgico, cuja cor é roxa, deve ser celebrado pelos cristãos com sobriedade, sem cantar o Hino de Louvor: o Glória. Os instrumentos musicais devem ser tocados com moderação e o altar deve ser ornamentado de forma simples, tudo isso para não antecipar a alegria e encanto próprios do Natal, como explica o Pe. Paulo Alves, pároco da Santo Inácio de Loyola, em Samambaia.
“Este é um tempo de alegria por sabermos que o Senhor veio a este mundo para nos salvar, porém, também é tempo de vigilância e oração, preparando os nossos corações enquanto aguardamos esperançosos o Senhor que virá uma segunda vez”, declarou padre.

Símbolo do Advento
Um dos maiores símbolos do tempo do Advento é a Coroa ou a Grinalda do Advento, que também é considerada o primeiro anúncio do Natal.
A coroa tem um formato circular, o que significa que o amor de Cristo não tem princípio e nem fim. Por isso é confeccionado com ramos de pinheiro e cipreste, já que estas árvores possuem ramos que não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes.
A fita vermelha, que envolve a grinalda, lembra o amor de Deus que nos envolve, manifestada pelo nascimento de Jesus. E as quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. 
Vale ressaltar que, em alguns lugares costumava-se usar três velas na cor roxa e uma vela na cor rósea, referindo-se ao terceiro domingo do Advento, quando é celebrado o “Domingo Gaudete”, ou seja, o Domingo da Alegria.
 
Por Gislene Ribeiro
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF