Translate

domingo, 18 de fevereiro de 2018

1º Domingo da Quaresma: Tempo de Conversão e Fraternidade

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

No início deste tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja proclama a Palavra de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Quaresma é tempo especial de conversão em preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor. “Conversão” implica em dar novo rumo à vida, voltar o coração para Deus e para o próximo. Por isso, na Quarta Feira de Cinzas já ouvimos o convite de Jesus à conversão, ao receber as cinzas. A conversão deve ser vivida através da oração, da penitência e da caridade. A cor litúrgica roxa utilizada no Tempo Quaresmal tem significado penitencial; quer ser sinal e recordação de penitência e conversão. O esforço para superação do pecado, sustentado pela graça de Deus, e a busca de crescimento na vida cristã exigem renúncias.
Quaresma é tempo de perdão e de reconciliação para alcançar a vida nova em Cristo, dom do Ressuscitado ofertado a todos nós. Por isso, é muito importante, no período quaresmal, buscar o perdão de Deus através do Sacramento da Reconciliação, assim como, oferecer o perdão aos irmãos.
A liturgia dos domingos da Quaresma nos oferece um itinerário de catequese batismal, preparando para o batismo ou para a renovação da vida batismal, na noite pascal. Na liturgia de hoje, a referência ao batismo se encontra especialmente na Primeira Carta de Pedro, que faz alusão à arca de Noé, recordada na primeira leitura (Gn 9,8-15). Assim explica esse escrito do Novo Testamento: “À arca corresponde o batismo, que hoje é a vossa salvação” (1Pd 3,21).
A vida nova batismal exige vigilância e combate contra o pecado. O Evangelho (Mc 1,12-15) nos apresenta o episódio das tentações de Jesus no deserto, fazendo-nos pensar nas tentações presentes no mundo de hoje e trazendo-nos a certeza da vitória de Cristo sobre Satanás.  Jesus venceu; com ele, os que lutam contra as tentações também vencerão.
Uma das principais expressões de vivência do amor fraterno, no Tempo Quaresmal, é a Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja no Brasil. A Campanha da Fraternidade está intimamente relacionada à Quaresma, embora deva ser vivida além dela. Ela é um meio especial para a conversão e o amor fraterno. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema é: “Vós sois todos irmãos” (cf Mt 23,8). Este tema, iluminado pela Palavra de Deus, interpela a todos nós, motivando-nos a dar a nossa contribuição para construirmos a fraternidade e a paz nos diversos ambientes em que vivemos. 
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF