Translate

sábado, 24 de fevereiro de 2018

2º Domingo da Quaresma: Escutar a Jesus para superar a violência

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

A Liturgia da Palavra nos convida a escutar Jesus Cristo nesta Quaresma, tempo especial de conversão em preparação para a Páscoa. No centro da passagem da Transfiguração, hoje proclamada, encontra-se o convite do Pai para escutar a voz de Jesus Cristo. “Este é o meu Filho amado; escutai o que Ele diz!” (Mc 9,7). Esta é a atitude fundamental a ser cultivada nesta Quaresma: escutar a voz do Filho Amado! Este é o caminho para que a “transfiguração” aconteça na vida das pessoas, das famílias e da sociedade, tantas vezes, desfiguradas pelas situações de pecado e violência que se abatem sobre tantos.
Escutar a voz de Jesus implica em viver no amor fraterno. A Quaresma deve ser vivida através da caridade, como nos ensina a Igreja. Dentre os principais meios de vivência do amor ao próximo, na Quaresma, está a Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja no Brasil. Ela é um meio especial para a conversão e a verdadeira caridade. “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23,8) é o lema que inspira a Campanha deste ano, que pretende contribuir para superar a violência e promover a paz.
É tempo de refletir e rezar considerando a gravidade do problema da violência, com suas múltiplas facetas e suas variadas causas. Muitas iniciativas podem ser desenvolvidas, de cunho pessoal, comunitário e social, com a ação dos órgãos públicos e de organizações da sociedade civil. Cada um pode dar sua contribuição para superar a violência e construir a fraternidade e a paz nos ambientes em que vive: nas famílias, nos locais de trabalho, nas escolas, nas ruas e, de modo especial, nas redes sociais. É lamentável a agressividade crescente compartilhada e alimentada por muitos católicos nas redes sociais. Diga não à violência nas redes sociais! Não compartilhe conteúdos ofensivos e desrespeitosos. Não participe de grupos de whatsapp ou de outras redes sociais que disseminam fofocas, fazem linchamento moral e críticas destrutivas, atingindo até mesmo a própria Igreja. É lamentável que haja pessoas ou grupos que se dizem cristãos ou católicos recorrendo à violência para fazer valer a sua opinião e interesses. É pecado grave usar o nome de Deus ou qualquer religião para praticar ou justificar a violência. Quem escuta a voz de Jesus Cristo não alimenta, nem reproduz a violência disseminada na sociedade. Ao contrário, contribui para a paz, através do respeito e do diálogo, da misericórdia e do perdão. Quem escuta a voz de Jesus testemunha a sua palavra “vós sois todos irmãos”, jamais tratando o outro que pensa diferente como um inimigo a ser combatido, mas como um irmão a ser amado, se necessário com a correção fraterna e o perdão. A paz é dom de Deus a ser compartilhado nesta Quaresma.
Arquidiocese de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF