Translate

sábado, 30 de novembro de 2019

Maria, Concebida sem Pecado

Written by Alessandro Lima

Por Erick Ybarra
Tradução por Alessandro Lima*
Os católicos romanos que utilizam a devoção da Medalha de Nossa Senhora da Graça, também conhecida como devoção à Medalha Milagrosa, oram frequentemente: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Isto é baseado em revelações privadas da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré no início e meados do século XIX.
Os cristãos que foram treinados ou doutrinados nas escolas que vieram da Reforma Protestante quase instintivamente encaram isso como idolatria, superstição e herética. Além de ser uma revelação dúbia para reforçar os erros de Roma, essa oração “Ó Maria, concebida sem pecado” é certamente uma idéia aberrante em contradição direta com o Evangelho e as Escrituras Sagradas.
Gostaria de apontar algo que observei hoje enquanto lia um dos melhores trabalhos sobre mariologia que se poderia encontrar, 2 Volumes Mariology , do Rev. MJ Schebeen. Schebeen não faz essa observação, mas fui atraído por ela lendo sua seção sobre a doutrina da Imaculada Conceição. Aqui, Schebeen estava apontando o fato de que os princípios pelos quais os pais da Igreja primitiva justificavam suas crenças de que a Virgem Maria era “toda santa”, “impecável”, “imaculada” e “sem nenhuma mancha de pecado” comparada a Jesus Cristo, teria facilmente justificado a doutrina da Imaculada Conceição. Aqueles familiarizados com os debates que ocorreram na Igreja Latina sobre o tema da conceição da Virgem no ventre de Santa Ana estarão familiarizados com a dificuldade de tentar dizer se ela deve ter sido santificada no momento preciso de sua concepção, preservando-a efetivamente de todo e qualquer contato com o pecado, ou talvez um momento depois disso. Deve-se ter em mente que nenhum partido neste debate jamais questionou a absoluta impecabilidade da Virgem, nem sua preservação de todos os pecados reais. Os teólogos já tinham uma opinião sobre essa questão –Maria era sem pecado.
Mas como um cristão chegou a uma perspectiva tão “aberrante” sobre isso, pergunta o protestante. Os autores bíblicos, bem como o consenso dos pais da Igreja, testemunham o fato de que “todos pecaram e estão privados da glória de Deus”(Rom 3,23). A missão de Cristo para salvar pecadores é universal e, portanto, todo ser humano que deve receber essa salvação (e isso inclui a Virgem Maria) é certamente um pecador que precisa dela. Santo Agostinho, acima de todos os outros, foi inflexível quanto à depravação universal da raça humana marcada por seu primeiro pai, Adão. Para os protestantes, manter uma exceção à poderosa corrente dessa regra universal de pecaminosidade humana para qualquer pessoa, seja a Virgem Mãe de Deus ou qualquer outra pessoa, exigiria uma força bastante excepcional. Tão claras e inconfundíveis, dizem eles, são as palavras das Escrituras Sagradas: “Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós”(1 João 1,8). Mesmo a menor hipótese de que alguém possa não estar sujeito a esse decreto divino pareceria querer que as pessoas fossem enganadas.
É apenas um sinal de boa saúde, na mente de um teólogo, afirmar que Maria seria incluída no contágio universal do pecado original e seus efeitos na vida de cada indivíduo (isto é, escravizado ao pecado), a menos que alguns motivos extraordinários proporcionariam uma exceção. Foi apenas a mente de Santo Agostinho que, mesmo em meio a seus argumentos, que demonstraram que toda a humanidade foi subjugada pelo poder do pecado, tinha amplas razões em sua própria mente para reservar uma exceção para a Virgem Maria.
Em De Natura et Gratia ,  Santo Agostinho respondeu a Pelágio, que declarou que tantos santos do Antigo Testamento haviam vivido sem nenhum pecado, incluindo, principalmente, a  “’mãe de nosso Senhor e Salvador’, a respeito da qual ele diz: ‘ piedade exige que a confessemos isenta de todo pecado ‘”.
Para Pelágio, a doutrina de massa damnata (massa de condenados) de Santo Agostinho englobaria aqueles que eram sem pecado sob o poder do pecado. E assim ele pensou que poderia contradizer isso apontando para a vida de certos santos, mas acima de tudo, a Virgem Maria que ele pensava exigia a crença de que ela não tinha pecado.
A isso Santo Agostinho responde: “Devemos, exceto a santa Virgem Maria, a respeito da qual não desejo levantar dúvidas quando toca o assunto dos pecados, por honra ao Senhor; pois Dele sabemos que abundância da graça para vencer o pecado em todos os aspectos foi conferida àquela que tinha o mérito de conceber e suportar Aquele que sem dúvida não tinha pecado.“. Portanto, aqui está o próprio teólogo da Igreja primitiva do pecado original, o principal estudioso da condenação universal e da necessidade da graça de Deus, e o melhor expositor da predestinação incondicional, e, no entanto, ele não é encontrado tendo o problema que o protestante encontra quando instintivamente é repugnado pelo pensamento de que a Virgem Maria pode ser considerada excluída da lei do pecado. E por que? Nenhuma justificativa convincente em particular é dada além da proximidade da Virgem com nosso Senhor Jesus Cristo, em particular, ela sendo Sua mãe. A maternidade divina da bem-aventurada Virgem Maria foi suficiente para que esse médico patrístico fizesse uma exceção à Virgem Maria, devido à misericórdia e graça de Deus.
Portanto, não é de admirar que outros Padres da Igreja fossem consistentes com Santo Agostinho aqui, referindo-se à Virgem como absolutamente sem pecado e sem qualquer mancha. O que poderia fazer com que homens conservadores, cientes da universalidade do pecado original e real, abrissem uma exceção para a Virgem? Só poderia ser porque a tradição cristã primitiva forneceu amplo testemunho para fazê-lo. E se isso já era aceitável tão cedo e por um teólogo tão conservador, isso deveria ser motivo suficiente para o protestante reconsiderar. E se a Virgem Maria deve ser considerada preservada de todos os pecados reais, de maneira apropriada, o mesmo princípio, aplicado apenas com mais força, justificaria igualmente a idéia de que a Virgem foi preservada de todo pecado, de modo que, mesmo em seu primeiro momento de existência.
Curiosamente, a doutrina de Santo Agostinho sobre o pecado original foi tão escandalosa para certos teólogos, como Pelágio, e alguém como o famoso Juliano anti-agostiniano se opôs ao pecado original com estas palavras:  “Jovinianus destruiu a virgindade de Maria pelo modo como ela deu à luz; mas você entrega a própria Maria ao diabo pela maneira de seu nascimento ”
Em outras palavras, o heróico Jovinianus insultou a Virgem por insistir que ela tinha mais filhos do que nosso Senhor (cf. refutação de São Jerônimo), e agora a doutrina de pecado original de Santo Agostinho acrescenta um segundo insulto à insistência de todos os homens nascerem sujeitos ao pecado original, tornando assim o nascimento de Nossa Senhora como sendo subjugado pelo pecado. Bem, sejamos claros aqui: as preocupações dos teólogos do século V em relação à Virgem não são nada próximas das preocupações protestantes modernas. Quem está preocupado no mundo protestante de ter sua teologia implicada que a Virgem é tocada pelo pecado ou que ela teve outros filhos além do Senhor? Isso mostra a diferença entre o mundo protestante e a igreja patrística. De qualquer forma, Santo Agostinho responde a essa acusação dizendo o seguinte: “Não entregamos Maria ao diabo pela maneira como ela nasceu, mas porque a condição de seu nascimento é explicada pela graça de seu renascimento ”(Opu imperf. Contra Julianum, IV, 122; PL, XLV.1418; texto de Juliano acima citado por Agostinho, ibid.1417; Inglês extraído de Schebeen, Mariology p. 73). Schebeen comenta esse ditado: “Se Santo Agostinho quisesse dizer simplesmente que, por causa de seu renascimento posterior (mais tarde na vida), ele não entregou Maria ao diabo para sempre, sua resposta não atendeu e teria que ser entendido de maneira bem diferente. Em outras palavras, ele vê nisso uma insinuação de que a Virgem foi purificada, na mente de Santo Agostinho, em algum momento próximo ao seu nascimento, a fim de evitar a refutação de Juliano.
Se isso tem algum mérito, é claro que os princípios subjacentes à teologia de Juliano e Santo Agostinho, a saber, que a pureza e a falta de pecado da Virgem devem ser necessariamente protegidos e a suposição mais apropriada, apenas levariam a concluir que algo como a reconciliação do Beato Dun Scotus de como a Virgem poderia ter sido santificada no exato momento de sua concepção segue a força da razão, se nada mais.
* Traduzido do original em inglês “Mary, Conceived Without Sin” disponível em https://erickybarra.org/2019/11/17/mary-conceived-without-sin/#more-7586

Veritatis Splendor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF